Em jeito de contuinuação do post anterior...
As condições nos nossos serviços de saúde não são as melhores. Esperam-se horas pelo atendimento em condições terceiro-mundistas e ainda tem de se levar com a má disposição alheia. OK...
Agora, PORQUE RAIO TENHO EU DE SER INSULTADO PESSOALMENTE COMO SE FOSSE EU O CULPADO DE TUDO ISSO?????
Existe claramente uma falta de "cultura da reclamação" neste país. Os utentes normalmente barafustam com quem lhes aparece à frente, independentemente de cor, raça, credo ou profissão. Eu, pela minha parte, não entro em bate-boca com utentes que tenho mais que fazer (como estar aqui a escrever parvoíces!) e encaminho o exaltado/a para o livro amarelo... Ahhhhh, o livro amarelo... que bela instituição.... E não é que as pessoas ficam ofendidas???!!! Então eu, que me identifico (aliás, tenho sempre o meu cartão visivel) e calmamente digo:
"Percebo que esteja desfraudado nas suas expectativas e que o SNS não está a cumprir o seu papel e também que o Sr.trabalha muito e desconta religiosamente a sua parte para a seg. social" (bom, talvez não exactamente com estas palavras...)"mas deve solicitar o livro de reclamações na recepção e aí escrever todo o chorrilho de impropérios que me tem dirigido."
Ao que me respondem:
"LIVRO AMARELO?! Isso é o que tu querias, que ninguém lê isso e ninguém quer saber... pois, que é para eu receber uma carta a dizer que vão melhorar o atendimento... isso é que era bom, sou maltratado e ainda tenho que escrever...."
E aqui reside o núcleo da questão: as pessoas não escrevem e não sabem escrever. Se cada uma das pessoas que me aborda para reclamar o fizesse convenientemente gastavam-se 2 livros amarelos em cada dia. Mas não, o livro fica sossegadinho na sua gaveta sem ser incomodado enquanto os profissionais (a quem, por acaso pagam para tratar dos doentes e não para resolver os problemas logisticos dos serviços) tem que perder tempo a ouvir insultos e insinuações de incompetência além de serem envolvidos nessa grande conspiração que existe entre todos nós e que consiste, basicamente, em fazer os possíveis para que o doente seja maltratado nos hospitais. É para não voltarem...
Meus amigos, se TODA a gente reflectir as suas insatisfações no lugar próprio talvezse vejam resultados. Enquanto estivermos mais preocupados em libertar as nossas frustrações na primeira bata branca que nos aparecer pela frente só vamos ter em troca... maus humores!
Obrigado e. já agora, sintam-se à vontade para encher livro amarelo deste estabelecimento de reclamações e impropérios.... mas sejam meiguinhos!
A Outra
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É ela que o vê doente e que coloca a mão fria no seu rosto febril. É ela
que o vê acordar e que dorme sobre o colchão moldado pelo corpo dele,
havendo lado...
Há 12 anos
1 comentário:
É que se trata unicamente de descarregar frustrações, por isso é que ninguém reclama no sentido de melhorar a situação. Assim da próxima vez que voltarem, podem descarregar as frustrações outra vez e ainda levam assunto para falar com os seus pares para 3 meses. É uma espécie de hobby! :)
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