sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Por ali e por além...

Sobre viagens. Gosto de viajar. Melhor, gosto de conhecer novos sítios, porque a viagem propriamente dita, a deslocação do ponto A para o ponto B entedia-me. E, por isso, não gosto de longas viagens de carro! Para fora do país sempre de avião, se possível, mas o que eu gostava mesmo era de um sistema de teletransporte como aquele do "Star Trek"!! Num segundo em Lisboa e no seguinte em Tóquio!!
Desafia-me a Ana C. a descrever as três viagens mais marcantes. Ao contrário dela, isso não é uma tarefa difícil porque viajo muito menos do que gostaria! Assim:
Cólonia, Alemanha: é marcante porque foi a primeira vez que viajei de avião e porque foi nessa viagem que eu e a Mariana decidimos casar!! É suficiente para relembrar não?
Bósnia e Herzegovina: estive lá durante uns meses numa missão humanitária. É marcante por vária razões. É impressionante ver que as marcas da guerra se mantêm 10 anos depois do seu fim. E não me refiro à destruição física mas sim às marcas psicológicas que se perpetuam, aos sentimentos de ódio entre etnias. Uma tradutora de etnia bósnio-croata dizia-me: "Como posso algum dia perdoar aos muçulmanos se eu vi o meu pai, primos e tios serem executados por eles?". E vários relatos semelhantes se ouvem também dos muçulmanos. Foi bom trabalhar com os locais e também com outros enfermeiros alemães, franceses e norte-americanos. O país, apesar de arrasado é lindíssimo e tem imenso potencial.
Paris: tenho uma ligação grande com esta cidade. Cresci a ouvir relatos acerca dela por parte dos meus primos "franceses" pelo que, ao chegar lá senti-me estranhamente integrado! Foi a primeira viagem com o Gabriel, a cidade é lindíssima. Vamos voltar!!
Quanto a viagens a fazer?? Bom, esta é fácil!! Todas as capitais europeias pois gosto muito de passear por cidades, EUA e NY como toda a gente e depois os paraísos turísticos mostrados pela "Volta ao Mundo"!!!
Coisa pouca, portanto!!

4 comentários:

Vera Carvalho disse...

Quem não adora viajar ! Ver novas culturas, novas pessoas e alargar a mente !

Ana C. disse...

Gostei muito das tuas aventuras turísticas. Tens romance, aventura e ficção :)
Ora diz lá quem é que se pode gabar de conhecer a Bósnia e Herzegovina?
Sabes que Paris nunca me encheu as medidas? Acho que temos empatias com cidades, tal como temos com pessoas...

Joanissima disse...

Nada como a modestia nos sonhos... : ))

Mai nada!!!!

Bypassone disse...

Dentro da viagem, a "viagem" pode ser bastante recompensadora. Como temos os olhos postos no destino, encontramo-nos como numa espécie de "limbo", não estamos nem no ponto A nem no B, por isso é um mundo de infinitas possibilidades abertas. Experimenta dizer a ti próprio "as férias começam quando arranco o carro, não quando chego ao destino" e verás que a viagem ser-te-á muitíssimo mais agradável e leve. E já que pensas conhecer todas as capitais da Europa, avisa quando passares por Zürich (sim, já sei, não é capital, mas é maior e muito mais interessante que Bern).