segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Os "jeitosos".

Acho sempre imensa piada aos homens que não são "jeitosos". "Jeitosos" no sentido de "O meu marido não é nada jeitoso em casa! Não sabe fazer nada!". São homens que não cozinham, não limpam o pó, não passam a ferro, não dão banho aos filhos nem lhes mudam as fraldas, não fazem as camas, não aspiram. Se, de alguma forma ainda que arcaica e obtusa, todas estas actividades estão conotadas com a mulher, o que dizer dos homens que não são "jeitosos" para funções de macho tais como sintonizar a TV, pintar a casa, arranjar a electricidade, mudar as luzes, pendurar quadros, tratar da contabilidade, pagar as contas, mudar o óleo do carro e levá-lo à revisão, fazer o IRS, pregar e aparafusar coisas em geral? Eu digo-vos o que acho destes homens: são espertos!
Ainda hoje uma senhora me falava de como o seu marido, reformado, não a ajuda nada em casa, logo a ela que ainda trabalha! Segundo esta senhora o marido não lhe adianta o jantar porque, coitado, não se orienta na cozinha e não gosta de mexer em comida crua com as mãos. Também não se preocupa em tratar da contabilidade do lar porque, coitado, nunca se deu bem com contas. Não limpa o jardim dos cocós dos seus cães porque, coitado, o cheiro dá-lhe vómitos insuportáveis. Sendo mecânico na reforma, não arranja os seus próprios carros porque, coitado, passou quarenta anos a fazer aquilo e não quer voltar ao passado!! Disse-me então a senhora que, naturalmente já nem lhe pede para fazer o que quer que seja porque ele, ou demora muito a fazer ou muito simplesmente, faz mal! Coitado...! Mas este homem não é mais que um exemplo de muitos que também não são "jeitosos". Como aqueles que não dão banho aos bebés porque eles escorregam e têm medo de os deixar cair, ou aqueles que não mudam as fraldas aos filhos porque não suportam o nauseabundo cheiro das fezes dos seus santos filhos! Há ainda aqueles que não lavam a loiça porque, azar dos azares, cada vez que o fazem há sempre uma terrina ou travessa que lhes escorrega e se desfaz em pedaços no chão e os outros que não põem a máquina a lavar a roupa porque, segundo eles, tem muitos botões! Falamos dos mesmos homens que são capazes de viajar pelos intrincados menus da TV Cabo e funcionar com dois comandos ao mesmo tempo e ainda se entretêm a configurar e desconfigurar as opções do computador e da Internet! Depois há aqueles (e eu ADORO estes!) que não comem laranja se tiverem de a descascar ou não comem peixe se tiverem de tirar as espinhas ou não bebem leite se este não for daquele "do dia" que vem numa embalagem de plástico branca (juro que não estou a inventar!). Não passam a roupa a ferro porque esta fica sempre toda amarfanhada e acabam sempre por queimar uma ou duas peças, não cozinham nem sequer uma omelete porque não sabem funcionar com o fogão e, pasme-se, nem se aproximam da Bimby porque é muito complicada!!!
Na verdade, todos estes homens, e de certeza que todos conhecem alguém assim, são extremamente inteligentes. Porque, ao manterem a eterna incompetência nestas tarefas, sabem que as suas respectivas companheiras vão, mais cedo ou mais tarde, desistir de lhes pedir ou impor tarefas sabendo que eles não serão capazes de as cumprir convenientemente! Trata-se de um jogo de preseverança e paciência que trará os seus frutos a longo prazo. E como eu os percebo! Afinal, o que há de melhor na vida do que estar sossegado a fazer zapping ou a navegar sem destino na Internet enquanto uma parvinha qualquer cozinha para nós e, entretanto vai entretendo os miúdos, dá-lhes banho, passa a roupa a ferro e ainda paga as contas do cabo, não vá suceder a tragédia de perder-mos o jogo? Nada, meus amigos nada! Claro que eu só posso sonhar com este tipo de partilha de funções do tipo "ela cozinha e eu sento-me para jantar". Não. No que diz respeito a tratar dos putos não posso, por razões profissinais óbvias, afirmar que não sei, que tenho medo de os magoar, que não suporto o cheiro. E depois porque cada vez mais acho que, isto de viver com um homem é muito semelhante a trabalhar com animais selvagens! É preciso amestrá-los, treiná-los. Saber quando lhes dar uma festinha e quando lhes pregar uma palmada no nariz! E, querem lá saber, a minha mulher bem podia ganhar a vida no circo a domar leões vindos directamente da selva!!

9 comentários:

S* disse...

São é espertos. As burras fazem por eles... eles aproveitam.

Ana C. disse...

Isto vem dos odiosos meninos da mamã de que tanto falo. E sim há gajos muito espertos que se vangloriam da sua incompetência para ficarem a coçar a micose enquanto a mulher faz por eles, seguindo as pisadas da sogra ;)

anonima disse...

Belo post...pode ser que pese a consciencia a 'alguem'. Hoje em dia é necessario saber fazer de tudo um pouco...no dia em que faltarem as 'criadas' eu quero ver de baixo de que saia e que eles se vão pôr... ficam desamparados, é o previsto!

Nuvem disse...

Tenho que ter uma conversa com a tua mulher e aprender :)
É verdade que o meu ajuda... se eu pedir (muito) e não me importar de esperar.
mas é um doce e não o trocava por nada :)

I. disse...

Eu tenho uma sorte do caraças, que o meu é jeitoso. Ou, como prefiro ver as coisas, é uma pessoa independente, que gosta de asseio e sabe tratar de si. Até cozinha e passa a ferro melhor que eu. Que bom, nem foi preciso amestrá-lo, já vinha assim de fábrica ;)

Cláudia disse...

Pois...e ainda há aqueles que pouco ou nada fazem e de vez em quando vão deixando escorregar que sabem muito bem como se faz isto ou aquilo... é que em casa da mãe se queriam as coisas feitas ou, pelo menos, bem feitas tinham que as fazer, que uma senhora não faz trabalhos menores!!!!

Precis Almana disse...

"o meu ajuda", como diz a Nuvem, é um erro de perspectiva. Ajuda quem? Não ajuda, contribui para um bem comum; ajudar era se a tarefa fosse da mulher.
Cá em casa não há problemas desses. Eu tenho que fazer o que só eu posso fazer. Mas por acaso em minha casa fazíamos todos por nós e os meus irmãos sabem fazer tudo (desconheço se actualmente um deles faz, mas sei que o outro é dos que sabe cozinhar e tal - aliás, viveu sozinho alguns anos - embora não seja jeitoso em arranjar coisas mecânicas e bricolage e sei lá).
Conheci há uns anos um desses que a mulher lhe tirava as espinhas do peixe. E, pasme-se, mais novo do que eu (e tenho 41 anos).
Achei piada ao post.

Banita disse...

LOL!!
Não posso deixar de concordar contigo! Ah, g'anda mulher!! ;)

Miss Complicações disse...

Todos os homens têm capacidade de fazer o que quer que seja. É questão de serem educados para tal.
Há ainda a questão das mães que muitas vezes promovem os maus hábitos e destroem todo o trabalho das noras.