terça-feira, 27 de abril de 2010

Elogio à Mediocridade.

Quando toda a gente fala do "Achas Que Sabes Dançar?" e dos seus cromos, eu não consigo deixar de pensar (uma e outra vez, sempre que há um "realtity show" ou um concurso de busca de talentos) que neste país se premeia a mediocridade.

Hoje, no programa da manhã da SIC, entrevistava-se um dos cromos do programa de dança. No casting ele fez figura de urso, fez perder o tempo do júri e dos concorrentes que realmente sabiam dançar , foi naturalmente eliminado mas saiu de lá convencido que era o melhor. E, no entanto, lá andava ele a arrastar-se pelo chão do estúdio da SIC para gáudio do público e dos apresentadores.

Entristece-me que alimentem as ilusões dessas pessoas que algum trauma psiquiátrico devem ter, entristece-me que alguém se divirta com as figuras tristes dos outros mas, acima de tudo, entristece-me que se faça o Elogio da Incompetência. Alguém vê entrevistas de gente que persegue o seu sonho desde criança, que é de facto bom naquilo que faz e que trabalha todos os dias mas que não tem oportunidades para mostrar o seu talento? Não. O que interessa é que sejamos o entretém da malta. Isto explica em parte o fracasso deste país: o Elogio à Mediocridade.

6 comentários:

I. disse...

Pão e circo, meu caro, pão e circo! Se é verdade que há gente que não tem noção nem sentido do ridículo, também é verdade que é crueldade dos responsáveis porem certas pessoas face ao juri, a fazer tristes figuras. Num concurso em que os jurados se fartam de dizer que querem bailarinos profissionais, não há uma triagem? Por favor! É mesmo só para fazer rir o pagode, e a maltinha vai nisso e goza à bruta, esquecendo que este país está à beirinha da bancarrota. Também se riram da Grécia, foi? Outros se rirão de nós, deixa lá...

(a ver se é desta que o coment entra e isto me deixa de dar error)

Ana C. disse...

Não te lembras no Ídolos de um atrofiado que foi gemer para os castings e o convidaram para fazer reportagem para o programa?
Premeia-se a mediocridade sim.
Eu não tenho saco para danças, muito menos quando as danças não me aquecem nem me arrefecem e não se vê ninguém que nos arrepie de verdade. Só uma cambada de otários a rastejarem pelo chão...

Autora de Sonhos disse...

sem dúvida, só mostra o paísinho de caca à beira-mar plantado que somos e temos.
Tanto talento por aí e temos que levar com a falta dele, como se fosse algo aplausível.


(enfim...já parece o meu post de agora sobre os burros....)

Andreia disse...

Tiraste-me as palavras da boca :O sinceramente nunca percebi o porque de as pessoas darem tanta atenção a esses cromos!deveríamos era enaltecer o talento e não a mediocridade.

Nuvem disse...

É o país que temos...
Realmente num programa em que se devia valorizar o bom (como se faz na versão americana, em que há mais bons que cromos), premeiam-se os cromos, os que querem aparecer!
Por favor... será que somos todos assim estúpidos?
É que realmente cansa de ver cromos, pois queremos é ver os bons!!!
Enfim, por isso somos o que somos e estamos na cauda da Europa (literal, geográfica e figurativamente)

bjs

sara disse...

mediocridade = audiências


infelizmente.