terça-feira, 12 de outubro de 2010

Adoro este programa (provavelmente pelas razões erradas!)

Hoje tive a oportunidade de, finalmente, ver um pouco do programa Biggest Loser. E foi engraçado! Apesar de ter as minhas dúvidas acerca das motivações dos concorrentes, uma vez que a única maneira de mexerem aqueles gigantescos rabos e fazerem dieta são 250 mil notas de dólar. Se o (mau) estilo de vida que levavam antes estava perfeitamente identificado e todos eles têm a perfeita noção do seu problema (caso contrário nunca teriam concorrido ao programa!) e se, mesmo assim continuavam a emborcar massas com queijo e donuts recheados como se fossem paquidermes porque não procuraram ajuda antes? A Mariana diz que eu sou um porco insensível e que a razão de eles quererem entrar no concurso é o facto de estarem acompanhados. Seja.
E então lá estavam eles, arrastando-se na passadeira ao final de 30 segundos, a destilar água que daria para encher uma pequena piscina, a chorar ao final de 5 minutos de exercício de aquecimento, a vomitar, a desmaiar, a querer desistir. E até aqui tudo bem! Se eu não sou grande fã de reality shows pela simples razão que eles se baseiam normalmente na incompetência dos seus participantes, na sua desgraça, nos seus podres, este pelo menos é honesto e tem uma mensagem simples e verdadeira: queres perder peso meu paquidérmico amigo? Só tens um caminho a seguir: o da abnegação! Aqui se vê que, com o empenho necessário a todos os grandes desafios, é possível perder 20, 30, 40 kg e que não há fórmulas milagrosas. É simples: malhar o corpinho e fechar a boquinha! E nisso, este programa não engana ninguém. Acreditem, eu vi no mesmo dia o fim de uma temporada e o início de outra e muito sinceramente não queria acreditar! Malta com mais de 130 kg a descer para os 80?! Isso é de louvar e de premiar. E aqui está outra razão de peso (piadinha eheheh) para ver este programa: na verdade todos os concorrentes ganham! Perdem peso de uma forma dura mas saudável! Que eles consigam manter esse estilo de vida, isso é outra história...
Mas para mim, a verdadeira razão que me prendeu ao aparelho foi outra. Se um dos instrutores é um "pãozinho sem sal", um fulaninho em forma mas com um arzinho perfeitamente... inócuo, já a instrutora...! Jilian é enérgica, berra com os gordos, faz ameaças físicas, faz pressão psicológica, agride-os verbalmente, expõem as suas fragilidades e confronta-os com elas! Ela tem uma voz rouca que fica ainda mais rouca quando berra! Ela sobe para cima dos concorrentes, para cima das máquinas, ela sua com eles! Fez-me lembrar quando fiz a minha recruta, quando havia sempre alguém a berrar-me aos ouvidos, a gritar-me para correr, para saltar, para rastejar! E eu emagreci bastante durante um mês de recruta! A diferença é que nenhum dos meus instrutores tinha esta aparência...

E isso é que foi uma pena.

8 comentários:

Filipa disse...

pois é. nem sempre se tem o que quer né :P

gostei do post. tmb vejo esse reallitty show... e adoro.

beijo

A.Luísa Magalhães disse...

Mas para que querias um instrutor todo giro e bom?? :)))

Sandra disse...

As diferenças são abismais! De ficar literalmente de boca aberta. Para além do peso perdido, os concorrentes ganham anos de vida em aparência e saúde.
Alguns acredito que queiram manter o peso com cuidados na alimentação e exercício porque sentiram-se tão diferentes, voltaram a ter tamanha força e agilidade que não querem voltar ao estilo de vida sedentário.
Mas lá está o que refere em alguns posts sobre o tema: fechar a boquinha e mexer o rabiosque é fundamental!! Não podem sentir-se gordinhos, queixar-se dos "pneus" e continuar a emborcar comida como se não houvesse amanhã e nem fazer um pouco de exercício físico. Muito menos olhar de lado ou criticar quem se esforça e faz por manter a linha e boa pujança física!

Unknown disse...

Acompanho este programa há pelo menos 4 temporadas e gosto bastante!

E quando chega a um certo ponto a motivação passa a não ser o dinheiro mas sim a saúde, a boa forma física e em como isso influencia a auto-estima de cada um.

Beijocas

Autora de Sonhos disse...

Ah ah ah, adorei a sinceridade do "porquê" gostar do programa! Mas eu ca partilho a opinião da tua Mariana!
Bjos para vós

costela de adão disse...

Também gosto de ver, fico de boca aberta com os resultados conseguidos. E partilho da opinião da Mariana - não na parte de seres um porco insensível - mas acho que o facto de serem acompanhados por uma equipa motiva mais as pessoas do que a ideia de fazerem isto sozinhos.

Anónimo disse...

já acompanho o programa há algum tempo e realmente ver o antes e o depois é de ficar com a boca aberta!
Quanto à Jilian, ela é uma durona porque ela própria com 14 anos pesava 90Kg e consegiu perder esse peso, por isso é que ela se passa da cabeça quando os concorrentes dizem que não conseguem ou que querem desistir.
Em relação à aparência, é realmente fantástica mas vê meia dúzia de episódios e ficas a perceber que ela é "sapatona"

rosemary disse...

Como dietista, acho o programa motivador e interessante, no entanto é de uma violência brutal! Claro, como é reality show, não podem levar 1/2 anos, que seria o tempo aconselhável para perder aquele peso todo, logo as pessoas têm que didicar os seus dias exclusivamente aquilo. Enfim, americanises!