quarta-feira, 4 de novembro de 2009

A culpa foi minha mas...

Um dos principais pilares desta coisa que é ser enfermeiro é a comunicação. Ter a certeza que o paciente ou acompanhante recebe a informação e a percebe.
Certo dia, na Urgência Pediátrica, recebo uma criança com cerca de 5 aninhos. Vinha com dores de barriga, essencialmente. Após observação médica concluiu-se que o menino estava com o intestino cheio de fezes e era necessário que ele fizesse um cócó(zão)! Aproximei-me da mãe com o microclister (o microlax ou bebegel como são normalmente conhecidos) e disse-lhe apenas: "Dirige-se ao WC e coloca no rabinho do menino e depois é só aguardar pelo efeito." E assim foi, a senhora foi para o WC com o menino e eu passei ao menino seguinte.
Após algum tempo (bastante) achei estranho o facto de não ver o menino obstipado e a sua mãe. Procurei na sala de espera dos doentes, dos familiares, á porta da rua. Nada. A porta do WC continuava fechada e resolvi bater. A mãe abre a porta e diz, a medo "Ainda não fez nada, sr. enfermeiro..."
"Deixe-me lá entrar para ver isso..."
De pé, em cima de uma cadeira e debruçado sobre o lavatório com os cotovelos apoiados estava o menino. Do meio das suas nádegas um objecto plástico amarelo salientava-se, como se tivesse calculado mal o diâmetro da abertura e estivesse já demasiado exausto para tentar libertar-se do seu cativeiro. A mãe limitou-se a introduzir a cânula do clister no recto do menino e, sem apertar, deixou-o lá introduzido. Cada vez que dou um destes clisteres a um pai, este episódio regressa à minha fértil imaginação...
Deste episódio retirei duas importantes lições: devemos ser o mais claros e precisos possíveis a passar a informação e não devemos nunca assumir que as pessoas sabem do que estamos a falar. por muito simples que o assunto nos pareça! A segunda: ele há pessoas muito burrinhas não há?

5 comentários:

Vontade de disse...

Lentas de raciocinio... ;)

margarida disse...

A senhora não sabia o que é clister.. pelo menos agora já sabe e o menino já fez o cocó que tanto precisava! :)

Daniel Rodrigues disse...

Aposto que pelo menos sorriu com o aparato que encontrou. :)

E só sorriu para manter a postura!

Cumps.

SaboneteDeGlicerina disse...

Eheheh...Não deixo de rir com a situação, mas imagino a dor do menino...

Anónimo disse...

LOOOOOOOL
VALHA-ME DEUS! nÃO SABEMOS TUDO NA VIDA, MAS ESTA É BÁSICA!!!!