terça-feira, 24 de novembro de 2009

Porque não começar em Agosto?

No início de Novembro já havia centros comerciais completamente engalanados com os enfeites de Natal. Ele é árvores em todos os cantos, renas, bolas e pais natais em miniatura. Ele são as "Cidades do Natal" com duendas altas, loiras e esguias, num descarado "piscar de olho" aos papás das criancinhas e o bom velho Pai Natal a distribuir prendinhas aos petizes.
Será que sou só eu que acha que isto desvirtua o Natal? Que as crianças (e principalmente nós, os pais) já vomitam Natal quando chegarmos à Véspera e Dia de Natal? Que todo este apelo ao consumismo que está hoje associado a esta época não nos dá margem de manobra para mantermos viva a boa e velha "magia do Natal"?
Como é que se convence um puto que o Pai Natal dá a volta ao mundo a presentear as crianças quando ele é visto em todos os Jumbos e Continentes do país? Como é que se afirma a uma criança que o Pai Natal só presenteia os meninos bem comportados se tudo o que é preciso para um presente é colocarmo-nos na fila? Como é que se mantém a aura de magia e inacessibilidade do Pai Natal quando ele está ali, e fala com eles e lhes pergunta o que querem receber pelo Natal?
O Natal ganhou um novo significado e um novo fôlego para mim desde que o Gabriel nasceu e confesso que hoje, a um mês da Noite de Natal, evito entrar nesses antros de Natais Plásticos que simplesmente assassinaram o Espírito de Natal.

8 comentários:

Ana Pedro disse...

Trabalho num shopping e concordo plenamente consigo.
Já nao suporto arvores de Natal, bolas, efeites de toda a especie e tudo o que se associa a um shopping nesta altura.

BlueAngel aka LN disse...

Concordo contigo plenamente!!! E eu que fui educada com a filosofia que quem dá os presentes é o menino Jesus ainda fico mais banzada. Mas o comércio, infelizmente, falou mais alto.

❥❥❥ disse...

olha, que eu tive de dizer á filha que os gajos dos shopings eram meninos mascarados de pai natal...
senão onde é k fica a piada da coisa...
é k o pai natal é um gajo porreiro... e nesses do shopping uma criança, não pode nem deve confiar.. por isso... Pai Natal há só um e mais nenhum... e nãa anda por ai a bater perna nos shoping...
pai natal,pai natal... tá na lapónia a fazer brinquedos que é tempo de crise...
:P

Ana C. disse...

ODEIO os Pais Natal em cada esquina, pendurados em todas as varandas das redondezas, sentados em todos os supermercados, shoppings, oculistas, casas do chinês. Que overdose!
Eu sugeria voltarmos ao menino jesus, mas só um.

TIA COMPLICAÇÕES disse...

Recordo a magia dos natais de há 20 anos. Não existia ainda a publicidade tão escandalosa que hoje entra pelas nossas casas e apela ao consumismo. Os meus filhos, MC 12 anos, o A7 e o J3 anos contavam os dias para o Natal. Na véspera de Natal, iam todos cedo para a cama, não sem antes depositarem o sapato na chaminé. Quando tínhamos a certeza (eu e o TioC) que já estavam a dormir profundamente íamos buscar os presentes escondidos nos sítios mais incríveis.
Ainda mal o sol raiava ouvíamos rir o rasgar dos embrulhos os comentários : -Epá era mesmo isso que eu queria, o outro..... não esta prenda é minha estava no meu sapato, MC nessa altura já era adolescente, mais esperta, abria as prendas que estavam debaixo do sapato dela, sorria fazia o jogo da surpresa, pois já sabia o segredo do Natal ....deixava os manos sonhar.....que o natal era só para os meninos bem comportados.
Miguel, não sei se o posso tratar pelo seu nome, tente manter acesa a chama Natalícia. Enquanto pequenos deixe-os viver na ilusão de que o pai Natal existe, mas, atenção ele só visita meninos bem comportados. Uma maneira engraçada de controlar os filhotes,...... olha que o pai natal está a ver! Independentemente de aparecerem nos centros comerciais pais natais por todo o lado, arranje uma desculpa. Aqueles pais natais não são verdadeiros. Esconda as prendas e pela manhã deixe eles surpreenderem-se. È uma ternura.........desfrute bem o crescimento dos seus filhos..este Natal com o Gabriel, no próximo....será menino ou menina ;))))))

continuando assim... disse...

olha eu também!!!1 fujo desses sítios

bj
teresa

MSLS disse...

Parabéns pelo Miguel!

sofia disse...

Concordo plenamente
é que enjoa!