quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A culpa é de quem lhes dá audiências!

Não gosto da TVI. Por princípio, é um canal que não vejo. Porque os programas são populistas, fracos, pouco inteligentes. Porque aposta na promoção da mediocridade e do voyeurismo. Porque não educa, não ensina. Tem uma abordagem pela negativa, pelo sensacionalismo, pelo "diz-que-disse". A melhor maneira que encontro para a descrever é esta: sinto que estou constantemente a ver as velhas de uma aldeia qualquer do Portugal profundo a falar da vida deste e daquele! E o Jornal Nacional é pouco mais que sofrível, os filmes são de série Z ou pior e as novelas, bem, as novelas...
Mas esta notícia é deprimente. Até para os padrões da TVI! O que não vem descrito na versão on-line do jornal faz toda a diferença: falta dizer que a TVI passou a entrevista ao criminoso dando a perceber que ele estaria no estrangeiro quando, na verdade ele estava nos estúdios em Oeiras! Ou seja, a TVI protegeu e escondeu um criminoso! Já é mau permitir o tipo de visibilidade típico de uma TV líder de audiências mas, ainda pior é ser cúmplice no crime de proteger e dar guarida a um criminoso! Não tenhamos dúvidas, foi este o caso! E, logo aqui encontro duas grandes razões para o atraso de vida que se verifica em Portugal: em primeiro lugar, o facto de uma TV nacional (ainda que privada) tenha sido cúmplice num crime e que ninguém ache isso estranho e, em segundo lugar que a TVI seja líder de audiências em Portugal. E isso explica muito acerca do povo português.

5 comentários:

Precis Almana disse...

Concordo contigo sobre a TVI. Sobre este assunto, não sabemos o que a TVI sabia acerca do homem e sobre se era ou não a pessoa que havia fugido. Portanto, neste acaso não vejo tão preto no branco como tu, dou o benefício da dúvida.

Naná disse...

E há um fenómeno que alguém ainda me há-de explicar: porque raio todas as televisões de todo e qualquer estabelecimento de restauração ou pastelaria estão sempre ligadas nesse canal??? Porque raio tenho que estar a almoçar com aquele canal de pano de fundo???? Ganham alguma coisa com isso?

Catarina Vasconcelos disse...

Concordo plenamente, também não gosto mesmo nadinha da tvi...são sensacionalistas, exagerados e aquelas novelas umas atrás das outras provocam-me náuseas...lá está, também não percebo como continua a ser líder de audiêncas...

Anónimo disse...

É isso mesmo! Morte à TVI!

Unknown disse...

Idem, aspas, aspas!

O povo gosta de ver desgraças, de saber da vida alheia... esse é o nosso Portugal...

Já há muitos anos, andava eu na Secundária fiz um trabalho sobre Sensacionalismo... é do pior que pode haver...

E aquelas apresentadoras do telejornal a dizerem as notícias más com um sorriso nos lábios!?

Quando a bom jornalismo, acho que a SIC está muito à frente. Tem excelentes profissionais e em quase todas as reportagens que vemos, aprendemos alguma coisa, ficamos conhecedores de algumas realidades sem que para isso seja preciso humilhar ninguém!

Como vai o mais novo??
Tudo bem?

Beijos