terça-feira, 16 de junho de 2009

Uma questão de educação.

Não sou propriamente experiente em educar filhos. Mas há coisas que não gosto de ouvir e que me penitencio se, por impaciência ou cansaço, faço. Por exemplo dizer "és mau", "feio", "não gosto de ti". Essas e outras expressões semelhantes causam-me comichão!! Então e mandar calar à criança com um sonoro "Schhhhhhhhhhhhhhh!" Ui, como adoro... Não acham que isso é diminuir a importância da criança? É colocar o problema do lado deles, quando é a nós que o cabe resolver? Alguém gosta que lhe digam "És uma besta!"?? Como esperamos que os nossos filhos assumam atitudes correctas quando nós próprios estamos a ser incorrectos com eles?
Mas isto sou só eu a reflectir...

6 comentários:

JBrito disse...

Concordo com o "amigo" Miguel, quando usam frases feitas de "és feio, não gosto de ti" e coiso, mas um "Schhhhhhhhhhhhhhh!" bem esgalhado e na altura certa funciona, ah!? Não acho nada de errado, mas como escreve e muito bem "Mas isto sou só eu a reflectir..."
Aquele cumprimento desmedido e assim-a-assim.
JBrito

S* disse...

Miguel, eu nao tenho filhos mas ja reparei que nao se pode deixar os pirralhos abusar. Rédea curta, sempre.

Dizes "és feio e és mau" não faz sentido. Mas uma torcidela discreta nas orelhas faz maravilhas.

Nao, nao defendo que se bata nos miudos. Mas se as crianças de hoje em dia sao tao mal educadas é porque tudo lhes é permitido.

Banita disse...

Miguel... nem sei que te diga... Houve alturas em já disse à minha miúda coisas feias, das quais não me orgulho, mas o que vale é que eles ainda estão numa idade que têm memória curta! :) Por outro lado apanham tudo o que se lhes diz!! Já me disse a minha filha com um ar zangado: eu fiz xixi no chão porque eu é feia! LOL
Há alturas para tudo e não me sinto má mãe porque disse algumas coisas más numa altura em que tinha a cabeça a ferver, mas claro que me arrependi! Seja como for, agora tenho mais calma, mas isso penso que vai tudo do tempo que estás com ele! Se estiveres menos tempo com ele, vais ser mais tolerante, se estiveres mais tempo com ele, vais ser mais exigente e mais intolerante!

Ana C. disse...

Pois eu sou defensora do alto e pontente: Se não calas a boca levas na tromba Carlos Jorge!!!! Como ouvi outro dia numa loja ;)

Tasha disse...

Eu estou com a Banita. É tal e qual!!
Há momentos de desespero em que apelamos a tudo só para os fazer parar e calar... Depois caimos em nós e quase cortamos os nossos pulsos...
Nao deixo de amar os meus filhos incondicionalmente, mas confesso que já lhes disse coisas muito feias e de que nao me orgulho.
Mas também lhes sei pedir desculpas quando acho que exagerei.
Teorias sao boas, mas nao passam disso. Já vi tanta gente a engolir teorias depois de serem pais...

Laidita disse...

A dúvida realmente é, como é que os miúdos podem ser educados e tudo e tudo, quando muitas vezes os pais também não foram? É que apesar de antigamente ser diferente, sempre houve crianças mal educadas e pessoas mal formadas que hoje são pais.