segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Como o próprio nome indica: é só uma GRIPE!

Cerca de mil (e qualquer coisa) infectados em Portugal. Esquecem-se de dizer que a maioria desses casos já estão resolvidos e as pessoas retomaram as suas vidas. Zero mortes, um caso de internamento demorado devido a complicações respiratórias.
Em todo o mundo as mortes representam MENOS DE UM 1% do total de doentes! Não é significativo.
O vírus causa menos morbilidade e menos mortalidade do que a Gripe Sazonal, sendo que a única diferença é o contágio mais fácil. Os sintomas de uma e outra gripe são OS MESMOS!
Grupos de risco que DEVEM ser protegidos: grávidas, idosos, crianças, imunodeprimidos (os mesmos de sempre, portanto).
As causas de tanto alarmismo? Políticas e interesses económicos (das farmacêuticas), não tenho dúvidas. Isso e um país parvo com uma comunicação social cada vez mais histérica...
Este circo à volta do H1N1 só dá trabalho, aumenta o tempo de espera nos hospitais e os custos com a saúde. Na prática, a Saúde 24 não dá resposta, os médicos tratam com os fármacos de sempre e mandam os doentes para casa, de onde, de resto estes nunca deviam ter saído.
Os números do Governo não batem com a realidade, são mal apresentados ao público, as estatísticas estão a ser manipuladas.
E no final de tudo É APENAS UMA GRIPE!!!
P***a que pariu esta m*****a...

21 comentários:

Tasha disse...

Nao podia estaer mais de acordo!!! Tinham-me poupado tanta chatice se a tratassem como uma GRIPE. E o dinheiro que poupavam aos contribuintes???

a Gaja disse...

eu não estou no ramo da saúde mas concordo contigo...as pessoas estão a deixar-se levar pelos meios de comunicação...já nem posso ouvir falar disso.

Only Words disse...

Como diz a minha irmã (que por mero acaso é médica): e viva o país das crises e dos alarmismos! Hummppfff

Carla disse...

Concordo contigo. Este "circo" é para ganhos de uns e ralações desnecessárias para o povão.

É o Portugal que temos

Anónimo disse...

Aaatchimmm!!!

*B* disse...

Muito bem!

Pinkk Candy disse...

olá!

eu não concordo que seja só alarmismo!

e...não é só em Portugal que se fala na gripe A, mas em todo o mundo, certo?

sim, já morreram muitas pessoas!
qualquer dia só falta dizerem ah que bom que existe a gripe A, também quero!!!

já aborrece!

xoxo

continuando assim... disse...

e quem lucra com tudo isto...? quem é?? :)

Sant'Iago disse...

Saúde 24 dá resposta, e dá a "cara"! A Linha de Saúde Pública (que é para onde são encaminhadas todas as chamadas relacionadas com gripe A após triagem) é que não tem meios para dar a resposta necessária em tempo desejado!
Neste momento a hiteria atinhge cerca de 30 chamadas em espera por minuto (uma média ainda que empírica).
Mas... é só uma gripe, totally...

Sílvia disse...

Não podia concordar mais contigo. Não é verdade que a gripe considerada normal mata muito mais que esta? E que esta gripe é apenas uma variante diferente da outra? Andam a por as pessoas completamente histéricas e obcecadas com isto porquê? Há falta de noticias interessantes na comunicação social e então é algo do género: "bora lá falar da gripe A?". Por favor, tanto alarmismo pra que?
E porque é que não dizem que as pessoas internadas, estão internadas não apenas porque têm gripe A, mas também outras complicações de saúde?
A sério, isto irrita-me profundamente, qualquer dia ninguém sai à rua e metem-se todos numa redoma de vidro pra ninguém lhes chegar...

Enfim, acho tudo muito exagerado só isso.

****

Lúcia disse...

Eu q não tenho os conhecimentos que tens tb penso assim, irrita, enerva, no meu trabalho dizem q ao primeiro sintoma devemos ficar em casa, que devemos lavar as mãos 10* ao dia mas depois esquecem-se de dizer às senhoras das limpezas para fazerem o trabalho delas. Quer dizer que se de noite tiver um pouco de febre ( um sintoma de milhentas coisas que os espirros já tenho frequentemente bem pelas minhas alergias ) fico em casa e depois me dizem, o q você tem é uma amigdalite, por exemplo... barda**** para isto.

Ana C. disse...

A-A-A-TCHIIIIIIIIM
Eu estou grávida e tenho uma criança pequena. Apenas e só por isso ando mais apreensiva.
Se estivesse sozinha já tinha ido apanhar a gripe à urgência do hospital :)

Poetic Girl disse...

Eu já não posso ouvir falar desse assunto...mas realmente a comunicação só está a alarmar as pessoas... enfim... bjs

Joanissima disse...

Só tenho medo pelo facto de o País poder parar à custa desta gripe.
Devia chamar-se gripe P de Paralisante.

Mas é a gripe A de Alarmante!

Irina Jeanette disse...

É mesmo isso que tu dizes...

os médicos deviam era de receitar às pessoas o medicamento de verem o filme " O Fiel Jardineiro", porque desde que o vi, a minha visão sobre a saúde óptima, doenças e fármacos...mudou drasticamente e sou mais saudável que nunca...

Sobrecrevo toda a tua indignação na totalidade, quando dizes:

"P**a que pariu esta m****a...", mas que ninguém me oiça ;)

Zork Kissis****

Precis Almana disse...

Há uma questão que menosprezas e que em termos sociais e económicos causa o dito alarmismo: o contágio mais fácil. Agora no verão parece que o virús tem uma vida mais curta, mas em ambientes frios sobrevive mais tempo em superfícies (enquanto na gripe dita normal só passa por via aérea). E imagina o que isso pode significar com o contágio fácil: muita gente doente AO MESMO TEMPO (desculpa o maiúsculo, era só para salientar). E isso pode fazer parar o país. Aliás, basta imaginar quando as creches abrirem e as crianças começarem a apanhar a gripe, os pais terem que ficar em casa... O país pára mesmo! E as implicações económicas num contexto já de crise?
É essa consequência da gripe que causa alarmismo, não a gripe em si. Mas não se pode ser tão politicamente incorrecto e entretanto alarma-se para haver cuidados.
O meu humilde contributo :-)

Precis Almana disse...

Teresa Queiroz
Lucra como? Quem? Aqui só há perdas, nada de lucros em lado algum... Acho eu! Mas digam-me se estou a ver mal a coisa!

Nuvem disse...

Eu concordo plenamente com isso
Esta "pandemia" foi criada com interesses meramente financeiros e económicos.
Pega-se mais facilmente que as outras? OK!!!
Trata-se...
tantas doenças graves e muito mais mortais, mas só interessa a gripe A...
A cada espirro vai-se a correr para o hospital... nem quero imaginar o que vai fazer nas empresas e na economia global (já para não falar nas finanças do estado, quando começarem a pagar as "baixas" pela quarentena) quando as pessoas começarem a faltar por terem um pouco de febre ou estarem a espirrar...
Boa sorte Miguel... e ainda nem estamos no Outono...

B. disse...

Acho que abordaste uma questão muito importante e com a qual concordo desde o início de todo este alarmismo: quem lucra? As farmâceuticas, pois claro...

Banita disse...

É só uma gripe, é certo Miguel! Mas sabes quantas pessoas morreram no México à custa dela? Acredito que em Pt só vão morrer (se morrer alguém) os que já têm outras complicações respiratórias ou os pertencentes aos grupos de risco mas, será também porque tiveram a sorte de já estarem à espera dela? Saberem os perigos e poderem protegerem-se melhor?
Eu não sei, mas dado que estou grávida e tenho uma filha pequena, tal como a Ana C, tenho algum receio (neste caso de ir aí a PT quer agora, quer no Natal) até porque não sei os cuidados/tratamento aconselhados a grávidas.
Que há muito alarmismo há mas, também me parece haver algum motivo para preocupações. E tu com um filho pequeno e com o trabalho que tens, não tens mais receio?
Já foi dito por outras pessoas a questão da paralisação do país à conta da gripe e é bem verdade, a diferença é que no México evitou-se o contágio (os restaurantes tiveram perdas de 70% no Distrito Federal, o turismo sofreu perdas que não há memória) e em Portugal, o que se vai fazer? Vamos deixar andar até metade do País estar doente e a outra metade a cuidar dos doentes, com o estado (todos nós) a suportar esses custos?
Parece-me que a nossa Comunicação Social não está a lidar com o assunto da melhor forma mas, as pessoas e instituições também não.

Bypassone disse...

Precis Almana, enganas-te, a gripe dita "normal" contagia-se muito mais facilmente por tocar em superficies do que por via aérea. Estou de acordo com todos os que dizem que o alarmismo é desmesurado. Reparem, a vacina já existe há MESES e só há coisa de poucas semanas é que foi testada por primeira vez na Austrália. Por quê??? Ora, porque no hemisfério norte é que estão os $ € e £ e é preciso esperar pelo outono/inverno para vender, senão como é que se pagam as "investigações"`e os "trabalhos de laboratório" (leia-se ordenados milionários de managers e CEO's da Roche, Novartis, etc.) Além disso, náo é apenas em Portugal que ocorre esse dito alarmismo, aqui na Suíça já não se dá a mão em muitos sítios públicos (têm cartazes à entrada a avisar do facto), "para protecção do próprio utente"... Mas depois aceitam documentos das mãos desse mesmo utente sem saber quantas vezes ele tossiu ou espirrou lá pra cima. Epá, vão à merda com as hipocrisias.
É UM NEGÓCIO!!!!!!