quinta-feira, 22 de julho de 2010

E não fazem sentido um sem o outro...

Era uma dúvida que insistia em aparecer assim, do nada e sem razão nenhuma: quando o David nascer qual vai ser a minha relação com ele? Será a mesma que tenho com o Gabriel? Será mais ou menos intensa? Haverá diferença entre os dois? Algumas pessoas acharam que estas eram dúvidas no mínimo estúpidas e outras pareceram quase ofendidas com a ideia que se pode diferenciar um filho do outro! Para meu espanto, a minha mãe confessou-me um dia que sentiu as mesmas dúvidas quando o meu irmão nasceu (somos dois, eu sou o mais velho). Bom, a resposta é: sim e não!
Sim porque o meu sentimento, ou melhor, a intensidade dos meus sentimentos é a mesma quer se trate do Gabriel e do David. Obviamente, o David é ainda demasiado pequeno mas o amor que sinto por ele está perfeitamente identificado e é exactamente o mesmo que sentia pelo Gabriel quando ele nasceu! Mas, ao mesmo tempo, diferente! É difícil de encontrar palavras para definir isto (e talvez os pais com mais de um filho me possam ajudar nisto!) mas o certo é que, sendo igualmente intenso e presente o amor, a ternura, a afeição que sinto pelos meus filhos, o certo é que a "mistura de sentimentos" (chamemos-lhe isso!) é diferente. É como se comparássemos dois gelados, daqueles com muitos ingredientes todos misturados, da Olá! São os dois igualmente deliciosos mas com sabores diferentes! Tanto retiramos prazer de um e de outro e acabamos sempre por comer uma colherada de um e de outro!! E sim, acabei de comparar os meus filhos com gelados!!

5 comentários:

Autora de Sonhos disse...

Sem dúvida, não existindo palavras que descrevam a plenitude do sentimento resta-nos mesmo saborear os momentos com tudo a que temos direito enquanto pais e mães!
Gostei da comparação cpom gelados, afinal são deliciosos :)

Bjs para vós

Ana C. disse...

Sim Miguel, senti exactamente o mesmo, sem tirar nem pôr. Aliás, eu já me habituei a destruir mitos em tudo o que diga respeito a filhos.

Doce disse...

Pois eu achei a tua comparação espectacular. Eu sou mãe de apenas um e penso muitas vezes como serei capaz de gostar de outro filho tanto quanto gosto do A.???

Tia Complicações disse...

Pois eu tenho 3 filhos e todos eles têm algo especial que me seduz, todos tão diferentes e todos eles são amados da mesma maneira, tendo em conta que já são adultos ;)

Rosa Silvestre disse...

Esta dos gelados é gira, mas efectivamente também penso que todos são especiais ... também tive essa dúvida (tenho dois filhos)........