terça-feira, 25 de novembro de 2008

Humores.

Um tema que muito me toca é o do bom ou mau humor dos profissionais de saúde (e quem é que nunca teve uma conversa onde o tema foi o mau humordo médico ou enfermeiro num dia em que alguem estve num hospital!) Como trabalho num serviço de urgência lido directamente com o doente em fase aguda e com a sua família. Ora vejamos: a pessoa está doente, a sentir-se mal, chega ao hospital e espera 2 ou mais horas numa sala apinhada demais gente doente, sala essa que está ou muito quente ou muito fria, as casas de banho estão imundas e não há nada de jeito para comer. MAS QUEM É QUE NÃO FICA DE MAU HUMOR PERANTE ISTO?????
Quando finalmente é chamado depara-se com um médico que nem o escuta e a seguir um enfermeiro (a) mal-encarado enfia-lhe uma "bandarilha" no braço ou no rabo ou faz-lhe coisas piores....

F######A-SE!!!

E ainda alguns colegas meus se queixam que os doentes são agressivos!!!

Meus amigos, cá pra mim, o bom-humor, a simpatia a cordialidade, além de serem sinal de profissionalismo são essencialmente ACTOS TERAPÊUTICOS. Experimentem lá brincar um pouco com o doente, contar uma piada ou falar do futebol ou das novelas e pasmem com o resultado (DICA: as velhotas adoram beijinhos!).
O doente lá tem culpa que nós estejamos a trabalhar 20 horas consecutivas e sejamos mal pagos!! E já agora que temos que gramar com horas e horas de trabalho, que o façamos com um sorriso nas trombas, é o mínimo que devemos aos doentes, afinal a nossa razão de existir...

Vejam lá isso, vá.

(é nisto que dá fazer turnos com colegas mal-humorados, desde as 8 da matina...)

2 comentários:

rosemary disse...

Acho que tens toda a razão. Com jeitinho e bom humor tudo fica mais fácil, para nós e para os doentes.
Parabéns pelo blog ;)

Sempre podes ir espreitar o meu cantinho:
http://optimistassaopessimistasmalinformados.blogspot.com/

Sahaisis disse...

fantástico...com o perfil resumiu uma boa parte desta cena toda de ser enfermeiro :p