terça-feira, 7 de abril de 2009


Um mimo da Ana.!! Obrigado!
Antes de mais quero esclarecer que não sou um pensador. Não no sentido "Deixa-me cá reflectir sobre este tema que é tão interessante..". Gosto de pensar que tenho uma opinião e, para isso é preciso ter o máximo de factos possíveis à nossa disposição. Leio bastante (não tanto como gostaria!) ficção e não-ficção. Não sou um devorador de jornais (limito-me a ler as "gordas" e escolho as notícias que leio inteiras através dos títulos), preferindo revistas mais abrangentes como a Visão.
Tudo isto apenas para dizer que me sinto mais num papel de reflexão sobre este ou aquele assunto, com base nos dados que adquiri através de terceiros formando depois a minha opinião. Quem trabalha nas áreas mais sociais e humanas (enfermeiros, médicos, psicólogos, assistentes sociais, etc...) sabe que todos esses cursos têm sempre uma cadeira relacionada com a ética. Era a cadeira onde toda a gente tinha grandes notas!! Eu, que até fui bom aluno, tive a pior nota da turma nessa cadeira!! Porquê? Bom, porque entendo que a Ética só faz sentido à luz de um caso específico, não pode haver regras, e estava constantemente a questionar a professora que encarava aquela hora como um espaço para despejar uma série de preconceitos morais, o seu entendimento do que era "correcto", em vez de um espaço para a reflexão dos alunos sobre os dilemas profissionais com que todos já nos deparámos mais do que uma vez!!
Enfim, agradeço mais uma vez à Ana., por me considerar um pensador, já que jovem... nem se discute!!

Sem comentários: