segunda-feira, 8 de março de 2010

Ora então, Um Feliz Dia da Mulher a Todas!!

Neste Dia da Mulher optei, num altruísta acto de solidariedade com as Mulheres de todo o mundo, por escrever algo relacionado com a Mulher. Uma singela homenagem, vá. E assim, imbuído do espírito que consagra este dia, hoje remeto-me ao tema: Porque Raio São as Mulheres Tão Cabras Entre Elas No Local de Trabalho?
Trabalhando eu num meio onde a mulheres são a larga maioria, tendo trabalhado durante anos numa equipa onde eu era o único homem e tendo já alguma experiência na chefia de uma equipa de 14 mulheres julgo conhecer bem esta realidade! Pois que é conhecido de todos que, em trabalho onde há muitas mulheres há sempre problemas! E são muitas delas que o dizem. E eu também. Da minha experiência, o que se passa é que existe muita inveja entre elas. Inveja do horário da outra, da roupa da outra, do telemóvel da outra, do carro, da maquiagem, das unhas, do cabelo da outra. Se uma delas se arranja é uma oferecida, se pelo contrário é demasiado discreta é sonsa! Se é simpática com os (poucos) homens do serviço é uma oferecida mas se não fala com ninguém tem a mania que é boa!! Enfim, o meu local de trabalho é um terreno minado de intrigas e falatório, de alianças e traições, de amizades fingidas e inimizades fidagais onde qualquer homem tem de conhecer bem o terreno onde pisa, sob pena de se tornar num dano colateral do fogo cruzado entre as várias facções em batalha! E nem sempre são só duas!!
Havia na minha turma da faculdade, um grupinho de 5 raparigas que andavam sempre juntas. Eram "irmãs" inseparáveis, segundo as próprias e estudavam juntas, ajudavam-se mutuamente, estavam sempre lá para aquela menos afortunada. E nós, os gajos, apostávamos sobre quando a guerra iria instalar-se... Aconteceu no último ano com a perspectiva do final de curso e das notas de conclusão de cada uma! Pois que uma delas usou, digamos, técnicas de diplomacia feminina (e fica ao vosso critério perceber o que isto quer dizer...) para subir uma ou outra nota junto de um ou outro professor mais, digamos, vulnerável à persuasão feminina. As outras uniram-se contra esta e esta aliou-se a outras e, no fim, não restou pedra sobre pedra!
E, não há muito tempo, assisti a uma mulher mais velha e mais diferenciada a humilhar uma estagiária apenas porque o Chefe elogiou o trabalho desta última! E aqui temos a principal causa de inveja entre as mulheres: os homens! Seja o Chefe ou apenas um homem que trabalhe com elas! Calculo que, com a escassez do género masculino nos locais de trabalho, o sentimento territorial e de posse das fêmeas face aos poucos machos que existem esteja exacerbado! E elas tornam-se umas verdadeiras leoas a proteger o que é "seu"! Porque é disto que se trata: dos homens "delas"! E só há uma coisa que pode quebrar os laços entre duas "melhores amigas" e essa coisa é um homem!!
Neste dia da Mulher gostava de apelar a todas para manterem estas intrigas e guerrinhas! É que para nós, a pequena maioria masculina, é um verdadeiro manancial de riso e brincadeira! E não há nada mais divertido que lançar contra-informação que abale o (precário) equilíbrio que existe no campo de batalha!

5 comentários:

mulher disse...

lá isso tens toda a razao...


mulheres, sao mulheres, e qndo se juntam, enfim...parece um galinheiro!

(contra mim falo)

Ana C. disse...

Se há coisa que me irrita é a falta de cumplicidade entre mulheres e vacarias mútuas. Mas também sinto que há muito gajo igualzinho em muito local de trabalho...

I. disse...

Não tenho pachorra para galinhagem. Comigo, se começam com conversas de corte na casaca alheia, esbarram numa parede. Respondo com uns "hãs" e "huns" e já vão com sorte.
É uma tristeza, esse tipo de comportamentos perpetuam um cliché que acho muito injusto!
Falem da Lili Caneças, falem da Solange F., mas falar mal de colegas de trabalho é falta de nível e de educação. Acho eu.

Nuvem disse...

Infelizmente tens toda a razão no que dizes.
sendo mulher e tendo chefiado e treinado equipas de mulheres, sei bem que tens toda a razão!!!
Gosto de pensar que não sou assim, mas provavelmente serei... a verdade é que não tenho grandes amigas mulheres, mas tenho grandes amigos homens... o que quer dizer?

beijocas

sara disse...

o mesmo sinto eu, 'Nuvem'...tbem qero acreditar q nao sou assim...

a grande parte dos meus amigos tbem sao homens...as vezes incomoda-me estar ao pe de algumas amigas minhas - mulheres - porque so conseguem falar de um tema: outras mulheres. não digo seja diferente (provavelmente nao), mas as vezes sinto-me incomodada com esse facto.

Enquanto que com os homens consegue-se conversar sem ter de falar de ninguem...e é com eles q consigo ter conversas interessantes...com elas é impossivel...