quarta-feira, 21 de abril de 2010

Vendas Agressivas.

"Adoro esses ratos de esgoto
Que disfarçam ao pilar
Como se fossem mafiosos convictos
Habituados a controlar"

Reconhecem estas palavras? O Reininho é que sabe! Cada vez que ouço este belo poema musicado pelos GNR não consigo deixar de me lembrar de um grupo de profissionais que saltita pelos hospitais: os Delegados de Informação Médica! E como me irritam esses seres...

Elas são normalmente bonitas e elegantes ou, no mínimo com boa presença e Eles sempre no seu fato impecavelmente engomado e sapatos engraxados. Na verdade, o pomposo nome Delegado de Informação Médica é sinónimo de Vendedor. Porque, na prática é isso que eles fazem, tentam vender um produto. É uma profissão tão honrada como qualquer outra. O que me irrita nestes vendedores, como aliás nos outros vendedores porta-a-porta, é a sua insistência e a sua postura de... fuinhas. A melhor imagem que encontro é a das suricatas. Sabem, aquele bichinho tipo rato do deserto que espera pela melhor oportunidade para ir arranjar comida? É mais ou menos.

Na prática: numa Urgência os médicos devem estar a observar doentes. Certo. Não devem pois ser incomodados por alguém que lhes queira impingir algo! Certo. A Administração proíbe que os Vendedores visitem os Médicos na Urgência. Certo. Os vendedores contornam a Urgência e vigiam, quais abutres, a saída interior da Urgência que dá acesso à zona reservada a profissionais. Na verdade, é a táctica de "incomodar até à exaustão". Já nas enfermarias têm de ser corridos dos corredores várias vezes, incomodando quem tenta trabalhar e só se retiram quando chegam à fala com o médico. Saliento que existem normas que estes seres devem cumprir mas isso...

Mas o pior é que não se trata de convencer os médicos que o produto deles é o melhor. É antes COMPRAR o médico! E isso foi claramente exposto pelo famoso "congresso" na Tailândia onde os Drs. andavam a brincar aos piratas! Expliquem-me como é que o acto de trazer o jantar aos médicos todas as noites (com o devido cartão da empresa colado nas caixas) contribui para o facto de o médico perceber a eficácia do medicamento em causa? Que lhes entreguem toneladas de tralha publicitaria como canetas, blocos de notas, tapetes para ratos, calendários de mesa, agendas, pen usb, sacos térmicos, clips, marcadores, etc., etc., etc., só me preocupa porque isso vai tudo parar ao lixo sem ser separado! Mas quando uma empresa farmacêutica descobre que um médico tem o carro na oficina e prontamente se oferece para lhe "emprestar" um carro ou quando outra empresa desse tipo oferece a uma médica electrodomésticos para a sua nova casa, algo se passa.

Mas pronto. É o mundo em que vivemos. O que me irrita mesmo é aquela postura fuinha, manipuladora, pretensamente submissa que serve mais a vendedores de aspiradores e de banha-da-cobra do que a Delegados. Mas um vendedor será sempre um Vendedor.

4 comentários:

sara disse...

ESTE ANO... qndo fui as urgencias do centro de saúde, em que estava apenas uma medica a atender as pessoas, qndo chega a minha vez de entrar, depois de duas horas de espera, passam a frente uns 'senhores', que tinham acabado mesmo de ntrar ha 3 minutos...mas não uns 'senhores' quaisquer...um deles engravatado, e uma senhora alta e loira, toda arranjadinha (a mesma dscriçao que fizeste no teu post)...conclusão: fiquei mais 30 minutos a espera q os senhores 'resolvessem o seu 'assunto'... para além de mim...todas as pessoas que lá se encontravam a espera de serem vistas pela médica esperaram mais 30 minutos para serem atendidas, para além do tempo que esperariam sem 'interrupções'...

Enfim....como é possível que num serviço de urgências lotado admita este tipo de situações...?

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Rita disse...

Não concordo consigo quando diz que ser delegado de Informação Médica é sinónimo de Vendedor. Conheço muitos profissionais, nomeadamente, médicos veterinários que são delegados de informação médica veterinária e obviamente não é o mesmo que ser vendedor. Esses profissionais, das mais variadas áreas, têm licenciaturas ou mesmo mestrados e formação na área.

Miguel disse...

Cara Rita, o facto de serem licenciados ou mestrados e, porque não, doutorados nas mais variadas áreas não nega o essencial: eles tentam vender um produto! E isso faz deles vendedores. Podem chamar-lhes Delegados, Representantes, Responsáveis de Marketing mas o certo é que eles tentam vender algo! Uma coisa é certa: sendo eles licenciados e se estão a trabalhar na venda de fármacos é porque não encontram emprego nas respectivas áreas. Contudo, eles são a face visível de uma industria que tem tanto de vital como de podre.

Lia Santiago disse...

Tenho uma amiga delegada que iria concordara 100% com esse texto. De tal forma que mal pode deixou a profissao. Ja nao aguentava a podridao.

Deixa-me fazer-te umas perguntas: Os medicos sao obrigados a receber os delegados? Recebem nos para conhecer novos farmacos? Ou simplesmente porque sabem que tem algo a ganhar no caso de passar a receita com o farmaco que mais lhes paga?