sábado, 25 de abril de 2009

World Press Cartoon 2009

Hoje a família resolveu fazer um roteiro cultural. Fomos ver a "World Press Cartoon 2009", no Museu de Arte Moderna e Contemporânea de Sintra. A exposição em si é bastante vasta, mais do que estava à espera. Há desenhos para todos os gostos, se bem que os temas dominantes são, como não podia deixar de ser, a Crise, a eleição do Obama e a Guerra. O Bush é outro personagem bastante presente, se bem que sempre ilustrado como o vilão, o burro, o covarde.
Gosto bastante de cartoons. A arte de, numa única ilustração encerrar uma crítica, uma afirmação, uma visão do mundo ou de uma determinada situação, de demonstrar a verdadeira essência de uma personalidade (normalmente um político), é algo que me fascina. Acima de tudo gosto de cartoons simples, sem palavras mas que dizem tudo. Já aqui disse que acredito que a genialidade está encerrada nas coisas mais simples e, acreditem que alguns dos desenhos patentes nesta exposição não são menos que geniais!! Pensei em tirar algumas fotos para mostrar aqui, mas decidi que os autores merecem que se desloquem e os vejam pessoalmente!
Da mesma forma, adoro BD. "Calvin & Hobbes" é para mim a melhor BD de crítica social jamais feita. Atentem na ilustração que está no cabeçalho aqui do blog e perceberão a subtileza do humor de Bill Watterson, mas também gosto de outros estilos como "Baby Blues" ou "Zits" e a secção de humor dos jornais, onde normalmente se encontram as tiras dos cartoons, é uma das primeiras que consulto.
Enfim, a exposição do "World Press Cartoon" está residente no 1º andar do Museu de Arte Moderna e Contemporânea de Sintra das 10 às 18h (fecha à 2ª feira) e a entrada é gratuita! Agora digam que este blog não faz serviço público...

5 comentários:

undutchablegirl disse...

Fui à exposição do ano passado também em Sintra, no Olga Cadaval, e adorei. Tenho imensas fotos porque cada ilustração era sempre mais espectacular que outra e eu ando sempre ávida para registar a genialidade que me passa pela vistinha! ;-)

ita disse...

Uma coisa chamou-me a atenção neste cantinho..Calvin e Hobbes é MESMO das melhores coisinhas que já alguém fez!:)

Bypassone disse...

Não quero ser "puto sabichão", mas se não estou em erro, BD e Cartoon é a mesma coisa...

Miguel disse...

Bypassone, parece-me que BD e cartoon não são bem a mesma coisa... vou investigar!

Banita disse...

Eu também lia 1º a tira do Calvim! E depois não lia o jornal, nunca gostei de jornais... gosto mais de revistas, mas mesmo assim, também não leio muitas... Não gosto do papel do jornal, fica-se com os dedos todos sujos! Cultos, informados, mas com os dedos sujos! LOL