segunda-feira, 10 de maio de 2010

Santa Paciência!

Quem atravessa a Ponte 25 de Abril em direcção a Almada não pode deixar de notar o enorme cartaz com a foto de Bento XI e o agradecimento em letras garrafais: "Obrigado Santo Padre!". Eu pergunto-me: obrigado porque? A resposta mais fácil e brejeira será: pelas tolerâncias. Mas só alguém muito desatento ou despreocupado fica contente com as folguitas abençoadas. E não estamos em tempo de folga e de gastar dinheiro. E quanto dinheiro se vai gastar com a presença do Ratzinger? Muito. Entre os gastos com a segurança do senhor, com os reboques dos carros estacionados no seu itinerário e a limpeza e obras para que as cidades fiquem mais bonitas, devem ser uns milhões! O que mais me choca (e já aqui falei disso) é a colocação de fragatas da Marinha de Guerra no Tejo e de mísseis do Exército em Fátima! Alguém acha que, a haver um atentado ele vai ocorrer por mar ou ar? É estúpido e típico de um país que gosta de mostrar o que não tem, que gosta de passar por rico, que aprecia a grandiosidade inútil em vez da eficiente discrição. Tudo isto num país cujo estado é laico...
Por isso, agradecer o quê? A inutilidade da sua acção no panorama mundial? O envolvimento inegável (ainda que na forma de encobrimento) em abusos sexuais de menores que ocorreram (ocorrem?) durante décadas? O conservadorismo e radicalismo como tem conduzido o Vaticano? É este endeusamento de um homem, um alemão de 80 anos que foi criado e formatado pela Juventude Hitleriana e que, muito embora isso até fosse normal para as crianças alemãs daquele tempo, não se pode negar a doutrina a que ele foi sujeito que me irrita. Ele é que devia agradecer ao povo português pela recepção, pelo seguimento cego que os católicos ainda lhe devotam, pelos gastos desnecessários que a sua visita acarreta. Mas são assim os portugueses e os católicos... se consideram alguém como superior a si mesmos rebaixam-se e submetem-se. É isso o Fado.
Voltando à foto gigante do Ratzinger: o homem tem um ar maquiavélico... brrrr!

8 comentários:

Maria de Fátima disse...

Nem mais.
Seguir link!

Precis Almana disse...

Concordo com tudo. Eu quero ir trabalhar e felizmente tenho metro. Porque se não tivesse, mesmo que quisesse ir trabalhar não podia! Era obrigada a não o fazer. Não acho bem. Não acho, pronto. Além disso a tolerância é a partir do meio-dia de amanhã, não é? Na Av. da República, pertinho do meu local de trabalho, já estavam fitas a impedir o estacionamento... hoje ao fim do dia!!! Não me parece normal.

S.A. disse...

Amen!

Autora de Sonhos disse...

Pf....e ter que levar com o radio do chefe todo o santo dia na Antena 1?

Que tédio...pffff

Daniela disse...

Miguel
Concordo com tudo o que escreveste e assino por baixo. Já para não falar da cobertura dos media... na televisão e rádio só se fala do Papa e entretanto vão entretendo os portugueses para não se falar do que realmente importa: a crise que estamos a atravessar. Só neste país da treta...

Ana C. disse...

Choca-me bem mais o governo andar a estudar o aumento dos impostos e a perda do 13º mês e prosseguir com a merda do TGV do que meia dúzia de cartazes com o trombil do Papa, aliás prefiro a cara maquievélica dele à do Socrates. Praticamente tudo que envolve a vinda dele foi patrocinado pelos donativos dentro da Igreja.
Assim sempre se distrai o povo que bem precisa de rezar por um milagre.
Deixa lá o Papa e aponta as baterias de guerra para quem realmente merece. O Bin Laden, ou alguns membros do nosso governo :)

Anónimo disse...

Bom dia

Subscrevo inteiramente as suas palavras e ainda seria capaz de acrescentar umas quantas... no entanto, o sr Ratzinger não é assim tão merecedor da minha atenção - não o suporto!
Se todos os implicados nesta Santa Visita tivessem o mesmo empenho na resolução dos problemas reais de todos os problemas... isto seria o Paraíso!

Haja Paciência!

Cumprimentos

A.Silva

JBrito disse...

Segundo o que li o custo da individualidade, rondava em 37.000€ por dia só para o menino se sentir bem. 111.000€ de obrigado senhor papa que se me saiu do bolso.

Mas algu+em fez as contas como deve ser; http://aeiou.visao.pt/quanto-esta-a-custar-a-visita-do-papa=f559083