quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Hoje isto está calmo.

E quando assim é tenho tempo para observar as pessoas. Comportamentos, atitudes, conversas (será que isso me define como um voyeur?). Esta é uma teoria que venho a desenvolver há já algum tempo, uma vez que já observei este comportamento nos mais diversos lugares: cafés, transportes públicos, centros comerciais, salas de espera de hospitais.
Aplicando aqui a Teoria da Evolução de Darwin, parece-me que os humanos vão ter uma característica diferente daqui a uns anos. Falo do polegar hipertrofiado e hiperdesenvolvido. A velocidade, frequência e intensidade com que as pessoas escrevem SMS leva-me a concluir isso.
Concomitantemente, a capacidade da fala, da comunicação verbal vai diminuir, uma vez que cada vez mais pessoas escrevem verdadeiros guiões de novelas em conversas SMS. Um outro efeito, desta vez social, será a necessidade de um novo Acordo Ortográfico (que se passará a escrever akordo ortografiko) e, quiçá, uma construção linguística completamente diferente.
Mas, enfim, talvez isto sejam só parvoíces de alguém que não tem nada para fazer a não ser observar...

2 comentários:

Who?... Me?... disse...

Odeio sms e esta nova maneira de escrever que tanta dificuldade tenho em entender...
Bom 2009!

Ana C. disse...

Aki Segue o meu komentário: N podia konkordar + ctgo ;)
Estamos claramente a perder a capacidade de comunicação verbal, de olhar nos olhos de alguém enquanto falamos e isso faz a maior falta do mundo.
Olhar nos olhos, ouvir a voz, sentir o que a intuição nos diz, é impossível com um monitor e meia dúzia de abreviaturas.