quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Não percebo, juro que não percebo!!

A linguagem dos adolescentes de hoje! A quantidade de palavras adaptadas do anglosaxónico e, principalmente (e ainda pior!) do movimento rap/hip-hop americano que os nossos adolescentes usam é absolutamente aterradora!
De vez em quando lá atendo um ou outro no hospital e, sinceramente tenho de fazer um esforço muito grande para não lhes dizer na cara: QUÊ??Agora em português por favor! É que não se entende nada do que eles dizem. Obviamente que todas as gerações têm a sua linguagem própria, e claro que é salutar para a identificação com o grupo e todas essas coisas da sociologia mas, caramba, saber falar APENAS e SÓ esse dialecto que só o grupo percebe, utiliza-lo indiscriminadamente com os amigos ou com os professores e em sítios públicos como hospitais quando se estão a dirigir a um profissional?? Já para não falar dessa mania absolutamente irritante e mal-educada de tratar toda a gente por tu...
Mas enfim... o que me assusta é escutar a música que este grupo consome. Independentemente do tipo ou estilo de música. Ouço por vezes na rádio alguns temas em português de novos artistas e fico siderado com os atropelos (e assassínios!) que se fazem à língua portuguesa! Além de que as letras são pobrezinhas e vazias. Excepções à parte, de artistas que conseguem aliar com mestria a "velha língua" com todos os novos vocábulos existentes (e penso em Sam the Kid), os putos não sabem escrever.
E foi com estas ideias a bailarem-me na mente (estava preso no trânsito!) que ouço, após uma música execrável uma velha música portuguesa. E fiquei... digamos preenchido, renovando assim uma opinião que já há muito é a minha: a Língua Portuguesa é muito bonita, elegante, eloquente, rica em vocábulos que nos permitem descrever a mais indescritível das situações, a mais sublimada das emoções.
A música em questão está a seguir, deliciem-se...


1 comentário:

Ana C. disse...

Subscrevo inteiramente.
Para mim uma música tem que ter uma letra que me diga alguma coisa. Não basta repetir o mesmo refrão dez vezes e rimar cão com balão. É muito mais do que isso...
A Mafalda Veiga de há uns anos atrás era brilhante, o Luis Represas continua a ser...