segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O dilema das barrinhas.

Para quando, pergunto eu c'os nervos?! Que dilema este que me aflige a cada vez que me aproximo da prateleira do supermercado para comprar cereais! Passo a explicar: os cereais integrais são uma parte muito importante da minha dieta de corredor. E qual é então o problema? O problema é o facto de os fabricantes de cereais integrais deste mundo acharem que só as gajas comem cereais integrais! E como é que nós ficamos, nós os tipos atléticos, saudáveis, desportistas e, acima de tudo, másculos como se querem os atletas? Porquê? As embalagens senhores, as caixas decoradas com tudo o que é motivo feminino!
Todas essas caixas têm estampadas imagens de mulheres bonitas e magras, frases fortes como "Perca a sua barriga em 6 semanas", e palavras-chave como "dieta", "emagrecimento", "trânsito intestinal regular" e "formas definidas". Depois trazem brindes tais como vestidos, biquinis, creme depilatório, "pareos", chapéus de aba larga para o verão. Mas o pior são mesmo as barrinhas de cereais. Com as suas 87, 89, 92, 96 Kcal por barrinha, exibem sempre mulheres a correr, a alongar, a fazer abdominais. Mulheres sentadas em enormes "puffs" coloridos rodeadas por cortinas de seda com o mar em fundo, mostrando a sua barriguinha lisa e as suas pernas torneadas, sorrindo enquanto seguram uma barrinha de cereais com frutas vermelhas!
E isso coloca-nos dois grandes problemas! Em primeiro lugar corremos sérios riscos de que as senhoras das caixas gozem connosco assim que lhes viremos as costas:
"Uui, já viste? Aquele gosta de barrinhas de cereais, o malandro. E não são uns cereais quaisquer não senhor... barriguinha lisa, ihihihih! Cá p'ra mim vai pedir o vestidinho vermelho que estão a oferecer! ehehehe". Mas porque não há barras de cereais direccionadas aos homens, com chavões do tipo "abdominais de ferro em 2 meses", "braços definidos e fortes", "glúteos firmes"? E com uma imagética menos... de menina? Talvez assim as conversas das meninas da caixa fosse ligeiramente diferente:
"Ena, ena! Temos atleta. Como é que serão os abdominais do menino? Fantásticos a julgar pela alimentação saudável que faz! E a facilidade com que agarrou no saco cheio de compras? Deves ter uns bracinhos daquele que faz favor, ui, ui! Lindo..."
Mas não! Estamos condenados a comprar comida com rótulo "para gajas e gajas apenas"! O segundo problemas? O segundo problema é que as barras que comemos nunca são iguais às que vêm estampadas na embalagem! Mais pequenas, menos chocolate, menos fruta... bolas!

4 comentários:

'Mimi disse...

Realmente as pessoas do marketing não andam a pensar nos homens ;)

Ana C. disse...

Se é fibra que queres, come mas é flocos de aveia (à macho), as barrinhas de cereais panisgas são só açucar, ou adoçante cancerigeno.
Vá, agora coça os pelos do peito, grita à tarzan e vai trincar uma morcela.
Barritas de cereais, pffff, claro que és gozado pelas costas, não duvides.

Nuvem disse...

Miguel, tens de ir à Decathlon :)
Lá tens as barras de cereais sem essas imagens - para homens de barba rija ;)
mas quando for para pedires o vestido... se a Mariana já tiver estou cá eu ;)
hehehehe
beijocas

Anónimo disse...

Hahahaha acho que ninguem pensa assim x) relax.