domingo, 21 de dezembro de 2008

Devia haver um estudo científico sobre isto...

Alguém (perfeitamente desinteressante com muito tempo livre nas mãos, concerteza!) devia estudar os ciclos de afluência às urgências hospitalares. Porque há picos e vales de afluência...

Vejamos: durante a semana a afluência aumenta bastante à 2ª depois das 20h (depois do jantar...) e à 6ª também por volta dessa hora. Aliás, depois das 20h é normal isso acontecer. Como nós dizemos, em jeito de chacota/desabafo: "Aí está o comboio das 20!!!". Após constatar este facto fizemos uma pequena análise empírica para chegar aos seguintes dados:

- quem vem 2ª à noite vem para solicitar atestados médicos para justificar a falta desse mesmo dia (as razões da falta quase nunca são médicas)

- quem vem à 6ª vem depois de uma semana má em termos de saúde e porque não pode vir antes.

- quem vem depois das 20h (e são muitos!) normalmente responde: "Cheguei do trabalho, jantei, e depois vim.

Análise: ora, então alguém que está realmente doente para faltar ao trabalho só vem ao médico ao final do dia? E quem está realmente doente chega, janta e só depois vem ao médico??
Agora o facto que mais me inriga desde que trabalho neste ramo: a afluência às urgências reduz-se drasticamente durante os jogos de futebol! Principalmente os da Selecção e dos três clubes "grandes". E é engraçado observar que, nas horas que antecedem o encontro estamos cheios, durante o jogo estamos "às moscas" e após o final do jogo lá chega o famigerado "comboio" de "doentes"... E isto é deveras fantástico!
Após um inquérito puramente informal chegamos às seguintes conclusões:
1º Os jogos de futebol são terapêuticos, pois diminuem em muito a taxa de doentes (deveria haver jogos todos os dias!
2º As pessoas antecipam as suas doenças para antes dos jogos, chegando mesmo a dizer que "estão com pressa para ir ver o jogo"
3º Poucos adoecem ou se sentem mal durante o jogo, e alguns adiam a sua doença para depois do final do mesmo.
4º Muitas senhoras referem que vieram só depois do jogo porque os seus maridos estavam a ver o jogo e não as transportaram ao hospital antes do fim do mesmo (há coisas fantásticas, não há?)
A análise destes factos leva-nos a concluir que, os portugueses têm o dom de estar doentes à hora que bem entendem.
Ou então são só parvos....

1 comentário:

rosemary disse...

Excelente análise! Acho que isso merece ser publicado em qualquer revista científica da área.
Mto bom!