domingo, 28 de dezembro de 2008

Mas porque raio é que eu perco tempo...

... a fazer ensinos aos doentes?!!
Principalmente aos pais de crianças pequenas com febre, vómitos e diarreia (afinal, as três grandes causas das vindas de crianças à urgència.)
Febre: antipiréricos nos intervalos determinados e nas dosagens estabelecidas pelo peso da criança. Explico o mecanismo da febre, como fazer arrefecimentos, principais cuidados a ter, sinais e sintomas perigosos e tempo máximo de evolução da situação até recorrer à urgência.
Vómitos: principal tratamento - paciência por parte dos pais! É a situação que mais atinge os miúdos mas não há nenhum remédio milagroso para a resolver. Muita paciência e cuidado com a desidratação e sinais de desidratação.
Diarreia: dieta, cuidado com a desidratação.
(isto é muito superficial, mas dá para perceber a ideia...)
Enfim, a sensação que tenho é que eu sou um vendedor charlatão a tentar impor um produto que ninguém precisa. Os pais olham para mim desconfiados, incrédulos, agressivos, indiferentes. Por incrivel que pareça, já ouvi insinuações de que toda aquela conversa era só para eles não virem, porque dão trabalho ou que nós estamos aqui é para isso mesmo e que eles, os pais, não querem ser responsáveis porque algo de mal aconteça com o seu filho. (anormais...)
Com a febre acontece uma coisa gisíssima. Passo a explicar: aparecem miúdos com 39 e mais graus de febre e perguntamos:
-"Há quanto tempo tem febre?"
-"Desde hoje pela manhã."
-"E qual foi o antipirético que lhe deu pela última vez?"
-"Nenhum, cheguei do trabalho e vim a correr para aqui!"
OH sua ESTÚPIDA!! Então deixas o puto a morrer de febre durante 6 ou 7 horas!!!!!
Enfim, as pessoas simplesmente não acreditam no que lhes dizemos. Há doentes que nos aparecem em turnos consecutivos (e os turnos duram 8 horas)!!
Agora a questão é: sabendo eu deste facto, porque continuo a gastar o meu latim, mesmo depois de anos a trabalhar nisto?
(Ah sim, chama-se masoquismo...)

Sem comentários: