terça-feira, 10 de março de 2009

(A verdadeira) Conversa de Bosta.

(Desculpa Ana C. parece que ultimamente sigo sempre as tuas deixas!!)

A vida profissional de um enfermeiro mete sempre muita bosta. Eu diria até que é um trabalho de merda, mas alguns colegas poderiam ficar ofendidos. Agora que penso nisso, é impressionante a quantidade de colegas que perguntam, ao receber o turno: "E quem é que evacuou?" como se a manutenção da vida do paciente dependesse disso. Mas enfim, anda um gajo 4 anos a marrar para depois passar a maior parte da sua vida adulta a mudar fraldas a outros adultos. Ossos do ofício.
Numa das milhares de ocasiões em que fui "dar a volta" aos doentes, e esclarecendo que esta expressão significa mudar os doentes acamados de posição verificando o estado das fraldas de cada um, eis que me deparo com um "Alerta Vermelho do Cocó"!! Uma doentinha (consciente e perfeitamente orientada, devo dizer) estava toda cagada. Dentro e fora da fralda! Aquilo era merda nas mãos, debaixo das unhas (o que me afectou, logo a mim que sou bastante resistente a coisas nojentas!!), espalhada pelas pernas, nos lençóis de cima, de baixo, nas grades da cama e nas mesa de cabeceira!!! Saliento, mais uma vez, que a senhora estava na posse de todas as suas faculdades mentais e sensoriais.
"Mas que mer..... mas que raio é que se passou para aqui?!!?!?"
"Ó Sr. Enfermeiro... cocei o rabo e como estava sujo olhe, deu nisto!"
"Então e para que servem as campainhas??? Olhe para isto tudo sujo!!!"
"Desculpe, desculpe sr. Enfermeiro..." enquanto esticava as mãos todas cagadas na minha direcção.
"Ó minha senhora!! Ponha lá as mãos para baixo!! Não vê que estão todas sujas!!! Coloque-as junto ás pernas, que também já não se safam."
E ela continuava "Desculpe, desculpe..." tentando novamente agarrar-me as mãos.
Aqui, confesso, estava já um pouco exaltado "Mas a senhora não vê que tem as mãos todas cagadas?!?!? Já viu em que estado está esta cama?". A doente amuou e eu começo a tirar-lhe a fralda, preparando as coisas para um banho e eis que...
O raio da velha faz-me uma festa na face. NA FACE COM A MÃO CHEIA DE MERDA!!!!
"Desculpe, desculpe, o senhor é sempre tããão simpático!"
Acho que não preciso descrever a minha fúria nesse momento. Limitei-me a sair do quarto, fui lavar (esfregar com scotch-britt) a minha adorada trombinha enfurecida e pedi a um colega que tratasse da higiene à doente. Acho que ele ainda demorou um bocado a recompor-se do ataque de riso que o acometeu nesse momento. Pergunto-me a que terá ele achado tanta piada?

14 comentários:

Ana C. disse...

Pois eu acho que a senhora estava mesmo na posse de todas as suas faculdades mentais. Por isso é que decidiu vingar-se dos teus protestos acariciando-te na face. Mas que romântico. AH AH AH AH AH AH AH AH
E essa de lhe ter dado comichão no rabo é de matar. É a comichão do rabo sujo...

Tasha disse...

BLAGHH!! Que nojo!!!

R disse...

É por essas e por outras que eu admiro muito quem tem vocação para seguir enfermagem. Era uma coisa absolutamente impensável para mim. Caminhei durante algum tempo diariamente para um hospital de Lisboa e sei bem o que passam e por vezes ainda são insultados.Eu só tenho a dizer bem da vossa classe, foram todos uns queridos para mim e para a minha doente. Tanto que voltei lá para entregar flores para que o Serviço ficasse mais alegre.O meu reconhecimento muito sincero. Beijinhos

DeepGirl disse...

Não é na Enfermagem que estamos sempre a ouvir que devemos envolver o utente nos cuidados, e cuidar "com"? Ora aí está! Ela tanto participou, que decidiu que deverias partilhar do seu "eu"!

Anónimo disse...

Beeemmmm... caramba, enfermeiro sofre e não é pouco! Na altura estavas capaz de encharcar (mais ainda) a doente na overdose de merda, mas agora até te deves rir com a situação, certo?

Joanissima disse...

Cumbersa de cocó depois de uma taça de mousse de chocolate é cruel... : (

blarghhhhhh

S* disse...

LOL

É o que dá ser simpático a mais... Há momentos em que se deve manter uma certa distância dos doentes. Este é obviamente um deles!!

Sílvia disse...

Lool decididamente enfermagem nunca na vidinha seria pra mim loool a sério que não.

bjo***

MA-S disse...

Epah...ri-me bué!
Mas se me acontecesse uma dessas, acho que...faria o mesmo...ficava toda fdd e desaparecida do campo visual por alguns minutos para a pensar:"ok... se ela estava consciente, na posse das suas faculdades porque carga de m.... é que ela me fez festinhas na cara?? com as mãos cagadas!!??"
É caso para reavaliar o estado de orientação desta senhora, porque não me parece que alguém com as mãos sujas, após ainda por cima lhe terem dito o mesmo, não pedisse rapidamente algo para se limpar...ele há acontecimentos do carago!

Irina A. disse...

Olá Miguel :)
Tens aqui um blog todo catita, vou seguir atentamente ;)

Gostei deste post, já vi que não és muito dado a manifestações de carinho ahahahahaha

Kitty

Ana C. disse...

Miguel McSleepy só para matar saudades. Tens uma coisinha à espera de ser continuada à tua espera...

Precis Almana disse...

Ahahahah
Olha, acabaste de me lembrar uma cena do filme "Quem quer ser bilionário" que me fez particularmente impressão :-S

Bypassone disse...

Epá, que merda....

Silvânia Gesiane Rutkowski disse...

Infelizmente, fiz esse cursinho nojento, qdo estamos estudando e vamos para o estágio, todo o planeta é enfermeiro, desde o recepcionista até a lavanderia, de tão bosta que é esta profissão, os professores diziam que todos arruamriam trabalho, faz 5 anos que me formei, nesta merda, e não ganhei uma moeda com um furo no meio, já fiz concursos para ganhar 525,00 reais, isso porque tenho pós, acredito que não exista profissão mais insignificante, tem mais formados que urina, qualquer curso superior é menos ruim.