quarta-feira, 16 de setembro de 2009

ANA PAULAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

No sítio onde me encontro esta semana, o meu auto-rádio só sintoniza rádios locais. Nada de Antena 3, Comercial, Radar. Por muito que coloque o sintVerificação ortográficaonizador ás voltas só encontro emissoras locais ou regionais. Isso trouxe-me muitas reminiscências da minha infância e juventude em casa dos meus pais onde o rádio estava sempre a debitar a emissão de uma qualquer dessas rádios! Programas como os "discos pedidos" ficarão para sempre gravados na minha memória.
Constato, ao fim de todos estes anos que as coisas não mudaram! Os mesmos programas, o mesmo registo na voz dos locutores, o mesmo formato de publicidade! Logo á partida, os "discos pedidos"! Um programa onde os ouvintes pedem ao locutor que passe uma canção específica. E hoje relembrei como esses programas são uma família!! Assim que o ouvinte falou a locutora logo o identificou: "Olá Sr. José! Cá estamos mais uma vez. Continua benfiquista? Então, passamos a música do costume?", sendo que a música do costume era "Nossa Senhora" de Marco Paulo!! A publicidade é outro "must" deste tipo de estação! Normalmente tendo como pano de fundo uma música Vangelis ou similar, o locutor vai lendo o texto com pausas nas passagens mais importantes da música. Exemplo: "(Vangelis) Talho do Zé (Vangelis) se quer carne de qualidade directamente do produtor ao consumidor (Vangelis) procure o Talho do Zé (Vangelis, Vangelis) No Talho do Zé pode encontrar as melhores carnes da região (Vangelis) porco, vaca, borrego, frango (Vangelis) o bom presunto serrano e fumados caseiros (Vangelis) Encontre o Talho do Zé na Rua da Esquina e saia bem servido (Vangelis, fade out). Pérolas radiofónicas meus amigos!! Um outro formato muito utilizado é o do diálogo entre amigos que se encontram e encetam um animado diálogo, sempre entrecortado pela musiquinha do costume:
-Olá! Que belo carro!
-Pois é! Comprei-o no Stand Compráqui, que fica ali na Rua do Campo da Bola! Tem modelos variados aos mais baixos preços da região. Carros importados de um stand de luxo da Alemanha!!
-Stand Compráqui? Vou já lá comprar o meu novo carro!!
E atire a primeira pedra aquele que nunca sentiu esta vontade compulsiva de ir a correr comprar um carro após vislumbrarmos o novo bólide de um amigo!!!!
Mas a pedra-de-toque destas estações emissoras são as playlist. Os monstros musicais são inabaláveis: Marco Paulo, Marante, José Malhoa, Ágata. Mas depois as inevitáveis brasileiradas e as obras primas de alguns autores menores que atingiram o sucesso. Gostaria de salientar uma música que não me sai da cabeça. Fala das desventuras do cantor com uma rapariga, Ana Paula, que tem no refrão uma mensagem curta e directa, sem margem para dúvidas: "ANA PAULA, ANA PAULA, ANA PAULAAAAAAAAAAAAAAAAAA! Sem ti eu não posso viver..." Lamento não ter encontrado isto no "YouTube"...
Por estes lados video didn't killed the radio star! E, estranhamente dou por mim a ouvir estas rádios enquanto conduzo e a trautear as músicas. E a gostar!!

3 comentários:

Ana C. disse...

Este post é mais uma pérola, daquelas bem redondas e brilhantes.
Talho do Zé com Vangelis em pano de fundo AH AH AH AH AH AH AH
Levar o teu blog a uma dessas rádios locais é que era, qual Comercial qual carapuça. Rádio Aproença Debaixo é que era!

L. disse...

Que Bela gargalhada me arrancaste agora!!!!!

Lindo, mesmo.

bjs

Melissa disse...

Agora tou a ouvir Vangelis no meu cérebro!