segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Eu não percebo nada de política...

Mas era inevitável que o Sócrates vencesse outra vez. Face à alternativa, acho que ficámos com o mal menor. O primeiro e mais importante objectivo foi atingido: retirar a maioria absoluta ao PS. Depois, era esperar que a oposição saísse reforçada. E a quem é que os Portugueses confiam o importante papel de "fiel da balança", a quem? PIMBA!! Ao CDS de Portas!! Boa malha caros concidadãos de Portugal!! Mais uma demonstração enorme do bom-senso que existe neste país!
Calculo que, para a maioria destes 10%, os cartazes afirmando a profunda dedicação do partido em dar os mesmos direitos de que gozam os criminosos, aos polícias deve ter sido suficiente...
Giro, mesmo giro era uma coligação PS-CDS!! Ai o que eu me ia rir...

6 comentários:

Vasco disse...

Caro Miguel, já estive de acordo consigo noutras coisas, mas nesta cheira-me que é desacordo total. :)

Quem era, para si, o fiel da balança? O Bloco de Esquerda?

Miguel disse...

Caro Vasco! Sempre um prazer contar com os seus comentários!! Para mim, o fiel da balança deveria ser A Esquerda (BE ou CDU) porque sinto ventos de uma direita "endurecida" (usando um eufemismo) que sopram do CDS.

Vasco disse...

Como adivinhava, discordo.
Na verdade, preocupa-me o resultado do Bloco, porque não esqueci quem eles são. E não quereria a CDU forte, porque não simpatizo com os ideais comunistas (nem afins).

Tranquiliza-me um CDS que tem mais expressão, porque me parece que os valores da direita, que não são bichos-papões, estão a fazer alguma falta. Mas, também aqui, existe um plano inclinado para a esquerda que, fruto do regime autoritário de Salazar e Caetano, molda o país e impede a Direita de ser uma coisa bem vista.

Miguel disse...

Caro Vasco. Não me parece que haja um "trauma" social resultante da ditadura ou Salazar não teria sido eleito o "maior português de sempre". É comum ouvir as pessoas a exclamar que precisamos de um novo Salazar para "endireitar" o país. Por isso não acho que a Direita seja mal vista. Por outro lado, acho que há algo (que não sei identificar) que impede os portugueses a virar à Esquerda. Acredito que é na esquerda moderna, evoluída e progressista que reside o futuro deste país. Chega de conservadorismos e proteccionismo aos mais ricos. Eu acho que o discurso do Portas é, subrepticiamente, racista e intolerante e usa problemas sociais muito profundos de uma forma demasiado leviana, aproveitando-se da pouca informação de uma grande franja da população portuguesa. Basta ver onde são os pontos-chave das suas campanhas.

Vasco disse...

Mas, Miguel, temo bem que se o Bloco estivesse em posição governativa, a aplicar tudo quanto defende, não fossem os mais ricos a sentir no bolso o custo dessas políticas.

Miguel disse...

Vasco, chamo a sua atenção para o facto de eu nunca ter dito que gostava de ter o BE no poder. Tenho pena que o PS seja hoje um partido híbrido, com ideologia de esquerda moderada mas com políticas que assentariam bem ao PSD.
Concordo que a aplicação de TODAS as políticas defendidas pelo Bloco seria impossível para um Governo sustentado. Contudo, custa-me ver sempre os mesmos a serem lesados e as grandes instituições empresariais (como os bancos) a lucrarem mais e mais e a serem protegidos. O meu espírito situa-se aí, no facto de que deveria haver mais contribuição de quem tem muito dinheiro. É uma questão de equidade. Acha que o CDS e o seu líder estarão de acordo?