quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Será a Festa do Pijama?

Minha gente. Mesmo para ir ao hospital porque se está doente tem de haver em nós uma réstia de dignidade. E ir de pijama para as urgências anula uma dignidade já fragilizada pelo facto de estarmos pálidos, despenteados, com os olhos encovados, a irmos constantemente ao gregório e a cagar fininho. A tendência natural dos profissionais ao avistar um doente de pijaminha é a de desconfiar. Alguém que sai de casa com um pijaminha cor-de-rosinha-com-ursinhos-carinhosos só pode querer chamar a atenção! Ou então é louco! Logo dois dos estereótipos menos aceites em contexto de urgência! A não ser que vos tenha dado um enfarte fulminante ou uma queda com perda de massa encefálica... vistam-se! E, façam o que fizerem, não vão para o hospital com aquelas pantufinhas-fofinhas-e-quentinhas-em-forma-de-cãozinho-de-olhar-meigo. É... deprimente. Também há a variante chic destes doentes. Os que usam chinelinho de pele e pijama com roupão de seda ou cetim! Meus amigos, não importa se é um pijama com griffe Louis Vouitton ou D&G. Um pijama é e será sempre um pijama.
O mesmo se aplica aquelas pessoas que passam o fim-de-semana de pijama vestido. Mas há coisa menos dignificante do que vir despejar o lixo de pijama? Não, não há. Mas qual é o problema em vestir uma roupa normal? Nem que seja um fato-de-treino! Um pijama é roupa-para-dormir. Dormir. Não para despejar o lixo ou passear o cão, para almoçar e estar a abobrar no sofá! Já pensaram que ninguém dorme com a roupa que enverga durante o dia? Eu pelo menos não!
Para mim, o conjunto pijama-felpudo/roupão-fofinho é das coisas mais deprimente e menos apelativas que há. Admito que há pijamas bem giros e que até são bastante atraentes mas lamento constatar que aqueles que aparecem no hospital são sempre ou rosa com ursinhos, ou azuis com gatinhos ou amarelinhos canário! E todos nas versões tecido-fofinho-mas-extremamente-sintético! Juntem-lhe as tais pantufas e voilá! São oficialmente os doentes-pateta!!!
Eu não uso pijama. Boxers e t-shirt. E não vou assim para as urgências.

6 comentários:

A do giz disse...

Para as urgências sempre fui vestida. Quer dizer fui uma vez de fato de banho completo, que por acaso era cor de rosa, para para além de inconciente tinha 5 anos Lol

A esses só faltava o urso ou a chupeta.

Beijinhos

Violet disse...

É a primeira vez que visito o teu espaço e desde já posso dizer-te duas coisas:
1ª. Gostei!
2ª. Nunca vi um homem preocupar-se tantooo com pijamas!!! :-)

abeiradoabismo disse...

hahah, tens toda a razão, mas eu devo ser mesmo anormal pk quando me encontraram em casa ao fim de tres dias e sem ter memoria alguma ainda tomei banho e vesti me (segundo o que conta pk nao me lembro)e fui assim toda gira para o hospital, direitinha para a ucic pk me aguardava um mes e meio de coma com um aneurisma. Mas fui em grande estilo mesmo sem me lembrar de nada nao fui de pijama.

I. disse...

Uma vez fui levar uma colega às urgências e, enquanto esperava, vi lá uma senhora grisalha de pantufas e roupão cor de rosinha. A senhora movimentava-se bem, não tossia, não espirrava, mas esperava a vez... de roupão. Porque raio foi assim para lá, é um mistério que nunca hei-de entender.
Vocês devem ver cada uma, a sério :D

Maria Costa disse...

Tenho acompanhado este blog, onde venho frequentemente para me rir um pouco.
Considero que o autor tem um dom particular para escrever, dando sempre uma forma peculiar às palavras. Parece mesmo que "estamos a ver a cena".
Como estamos numa fase muito dificil para todos e porque a Enfermagem está em luta, deixo aqui um pequeno texto que já enviei a orgãos de comunicação social e à própria ministra, conforme a sugestão de outros blogs. Gostaria que escrevesse um texto à sua maneira e que fosse mote para que os que o visitam repitam este gesto.

A Enfermagem em Portugal atravessa tempos tumultuosos.
Entre muitas outras injustiças, os Enfermeiros são os únicos licenciados da Administração Pública que auferem salário inferior às suas qualificações.
Após a obtenção do grau de licenciatura, para o qual fizeram formação sem dispensa de serviço e com prejuízo pessoal, familiar e económico, aguardam há dez anos que seja feita a alteração que diferencia essa aquisição de competências acrescidas.
É constantemente referido o seu reconhecido mérito e aplaudido o seu profissionalismo na resposta que dão, nos momentos em que os serviços têm acréscimos acentuados de procura de utentes, designadamente como ocorreu recentemente com a criação dos Serviços de Atendimento à Gripe A.
Em constante negociação com o Ministério da Saúde, vai para dois anos, os Enfermeiros esforçam-se por verem reconhecidas as suas competências, o risco, a penosidade e a responsabilidade elevadíssimas, associados à sua prática profissional, na nova Carreira de Enfermagem. Surpreendentemente, o Ministério da Saúde, a 8 de Janeiro, piora a proposta já feita em 7 de Setembro do ano passado, apresentando um conteúdo vergonhoso, humilhante e discriminatório para os Enfermeiros. Propõe que os que entram futuramente na profissão, venham a receber menos do que o que já recebem hoje os enfermeiros no início de carreira. Não querem diferenciar o salário dos enfermeiros com especialidade, desvalorizando o trabalho desenvolvido por estes profissionais, que na prestação de cuidados fazem o planeamento de intervenção de toda a equipa e não prevêem remuneração para os enfermeiros da área da gestão, que são o suporte do funcionamento dos serviços de saúde. É o pior ataque alguma vez visto a esta profissão.
Provavelmente, poucos são os que sabem disto, ou sequer que se prolonga há muito tempo a negociação entre Enfermeiros e Ministério, porque os media se mantêm reservados quanto à divulgação de informação sobre os Enfermeiros.
É por isso que está marcada uma greve para 27, 28 e 29 de Janeiro destes profissionais.
A melhoria das condições de trabalho dos Enfermeiros está directamente relacionada com a melhoria da qualidade e segurança dos cuidados prestados e que os Portugueses merecem.

Anónimo disse...

isso mtas vezes acontece, pq as pessoas estiveram de cama porq se sentiram mal ha uns tempos, em casa. Acho perfeitamente normal...