Enfim, a lição a tirar é: nunca devemos dar parte de fraco! Exemplo: um doente aparece com uma doença que nós até já ouvimos falar, mas não conhecemos bem. Para facilitar digamos que o doente vem com uma hipertensão e coloca a seguinte questão: "Sr. Enfermeiro, o que é que causa a hipertensão?" Há uma frase chavão que é infalível:
- Como deve saber, o corpo humano é muito complexo pelo que essa situação pode ser resultante de uma multiplicidade de factores, pelo que é difícil isolar apenas uma causa.
Depois é fazer um discurso aparentemente estruturado e científico onde constem palavras como "sintomatologia multifactorial", "origem idiopática ou iatrogénica", "evolução insidiosa", "assintomático", "síndroma", "beta-bloqueantes", "anti-hipertensores", etc, etc, etc...
Garanto-vos que, na esmagadora maioria dos casos, as pessoas ficam impressionadíssimas e com a certeza que estão a ser cuidadas por um profissional diferenciado e altamente qualificado. E fala a voz da experiência.
4 comentários:
ao menos o tal professor foi honesto o suficiente para nao viciar a correcçao a favor dele...menos mal menos mal
:P Bem, boas notas é o que os alunos querem.
Quanto às palavras que os doutores usam, é preciso um dicionario para os perceber. A minha mae costuma dizer "e agora se faz favor traduza isso para portugues" :P
Antes de tudo deixa-me dizer que gosto deste teu espaço. Parabéns.
Quanto ao post, só me deu para rir, porque pactuo da mesma opinião. Uma boa parte do circulo de pessoas que me rodeia é dá área da saúde (minha mana é sô Dr.ª), o que, de uma ou de outra forma, me tem ajudado a entender a linguagem/termos complexos. Ou seja, já não me impressiono com alguns diagnósticos rebuscados!
Ó Miguel, sabes, por isso é que gosto tanto dos médicos aqui no UK... Explicam tudo como se nós tivessemos 3 anos. Em Portugal passava-me!!
Quanto ao Prof, tive uma assim... BRUXA!! Mas nunca a apanhámos na curva.
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