quarta-feira, 6 de maio de 2009

Sobre Dietas

Hoje vi um pequeno excerto do programa "Sociedade Civil" (excelente programa, canal e horário errado!) que se debruçava sobre as dietas. Ele é a dieta da melancia, do ananás, do morango. Ele é comprimidos diuréticos e laxantes. Ele é endocrinoligistas, dietistas, nutricionistas, psicólogos e outros "doutores". Ele é restrições alimentares, suplementos vitamínicos, hervanárias e as mais variadas substâncias vendidas nas farmácias e devidamente publicitadas por mulheres gordíssimas como é o caso da Cláudia Vieira (que por acaso até aumentou de peso, mas foi por colocar mamas novas!), o Tallon e o Póvoas.
O grande problema é que nós (mesmo o que não têm problemas de peso) comemos o dobro do que precisamos! E mais os Portugueses, para quem a qualidade do restaurante se mede pela quantidade de comida que aparece nas travessas!! E depois temos uma actividade física inexistente ou ineficaz. Acontece que, chega o sol e as temperaturas altas e logo começamos a ver as gordurinhas que eram invisíveis em Novembro. Então é ver a malta a correr, com os seus rabos XXL, e a cintura flutuante (refiro-me obviamente às mulheres, que são a maioria) nos espaços verdes das cidades, os donos de ginásios a esfregar as mãos de contente por chegar a "época alta". E a alimentação passa a ser uma bolacha de água e sal ao pequeno-almoço, um folha de alface ao almoço e um copo de água ao jantar!!!
Querem dietas? Experimentem comer menos e correr mais, mas durante o ano todo!!! Deixem as batatas fritas e o MacDonald's, dividam o bife de novilho com mais uma ou duas pessoas, deixem os molhos e comam saladas, experimentem sopinha mais vezes e, se tiverem fome, comam frutinha em vez de uma tosta mista. E corram, vão ao ginásio ou à piscina regularmente, vão pelas escadas em vez do elevador, experimentem ir ao café da esquina a pé ou de bicicleta, em vez de carro, passeiem mais pelos jardins e menos pelos centros comerciais e talvez, talvez isso resolva o vosso problema (salvo, claro está, as devidas excepções patológicas)!!!
É capaz de ser bem mais barato e saudável do que as consultas do Póvoas, digo eu.

5 comentários:

Ana C. disse...

Jardins? Onde? Ah sim em Estocolmo havia muito disso, aliás, aos pontapés. Cá andar a passear é um desporto cada vez mais perigoso. Na minha zona passeios é mentira. Buracos, bostas de cão, carros rasantes há aos pontapés. Digamos que o nosso país não convida ao passeio.
Mas em tudo o resto tens razão ;)

JS disse...

Tens toda a razão! Mas é tão dificil resistir...

Nirvana disse...

O único motivo porque não gosto da aproximação do Verão é esse mesmo: os ginásios começam a encher, a encher... e lá começo eu a ter de esperar para fazer os exercícios. Felizmente em Setembro começa a voltar tudo ao normal :).
Comer saudávelmente, mas uma asneirinha de vez em quando sabe TÃO bem...

Joanissima disse...

Isso é facil de dizer... Experimentar estares em vésperas de periodo, hormonas aos saltos, capaz de matar por um pacote de batatas fritas (no meu caso, que não sou muito fã de doces) e depois diz lá se te apetece correr ou subir escadas!!

Pois sim!!!

: )))

Sarah P disse...

Oh Miguel!!! Tu queres roubar-me a clientela?!?! Hã? HÃ?!? ;)

Agora a sério, isso não é assim tão simples. É verdade tudo o que disseste, mas cada pessoa é um caso diferente e por isso precisam de tratamento diferentes. Para muitas pessoas, o problema não é as quantidas, mas sim a qualidade. Para outras, a rotina diária leva a optarem por refeições rápidas e pouco saudáveis. Mas para corrigir hábitos alimentares que estão tão enraízados é preciso orientação, motivação e disciplina. Afinal, se fosse assim tão linear como dizes, porque razão não somos todos magros, atléticos e esplendorosos?!? Não é assim tão fácil...

bj