terça-feira, 12 de maio de 2009

Casulo ou Kafka à beira de um ataque de nervos.

Dou por mim a realizar as tarefas diárias no trabalho de uma forma perfeitamente automática. Tão automática que, por vezes, não me apercebo do que estou de facto a fazer. Não me lembro de ter dado aquele fármaco, de ter puncionado aquele doente. É como se as coisas aparecessem feitas, sem a minha intervenção. O meu corpo está cá e o meu inconsciente automatizado sabe o que tem a fazer. A minha mente contudo vagueia lá fora. A mulher, o filho, os projectos, o futuro. Neste momento não quero que exista o presente. Melhor, quero que este presente se torne passado que o futuro que penso se transforme em presente. Evito pensar o presente, não quero saber do que se passa nele, e quando me pedem para o pensar a minha mente desliga. Este é um esforço consciente que me desgasta, que me cansa. Mas o presente, inevitavelmente, engole-me na sua espiral de comunicação com terceiros, de responsabilidades atribuídas, de regras estabelecidas. Dou por mim a invejar alguns dos meus parceiros, a sua leveza no trabalho, a sua atitude de desresponsabilização, a sua atitude "entro-às-oito-saio-às-quatro", o facto de serem "invisíveis" pela sua condição de meros funcionários com responsabilidade muito limitada. Quero ser mais uma formiga no carreiro, mais um funcionário da linha de montagem, invisível e não-responsável.
É tão irónico pensar que, há 10 anos atrás, sonhava com uma posição de destaque, de chefia, de reconhecimento académico. Este trabalho corrompeu-me nos últimos anos, enxertou-me com galhos de cinismo, hipocrisia, indisponibilidade, incompetência, absentismo, revolta e desmotivação. Hoje não quero ser nada mais que apenas um dente da engrenagem, aquele que mesmo que se parta não afecta ninguém. Quero ser apenas mais um desta imensa mole que circula. Como Kafka, gostava de me transformar num insecto. Mas não quero o mesmo destino da barata kafkiana!! Longe disso, amo a vida demasiado para isso. Não, melhor, gostaria de ser um bichinho-da-seda e construir um casulo onde pudesse ficar, com a minha família, nos próximos 2 anos. Seríamos muito felizes fechados no nosso casulo e sairíamos a voar em direcção ao nosso futuro que, também ele, se transformaria em presente. Dois anos...
Este blog corre o risco sério de se tornar uma seca...

11 comentários:

Naná disse...

Miguel, não és o único que se sente corrompido pelo trabalho e pela mundo indiferente em geral. O pior é estarmos em locais onde até queremos estar, gostarmos do que fazemos, mas nem todos os dias... porque os chefes, os colegas e os terceiros nos cansam incomensuravelmente e nos fazem gostar um pouco menos do que fazemos!
Era bom que pudéssemos ficar num casulo e só sair na primavera, quando todas as cores são vivas e bonitas e pudéssemos abrir as asas como a borboleta...

Banita disse...

Já somos dois! Um casulo com a duração de dois anos!! Parece-me óptimo! Quando descobrires como se faz, avisa-me que eu faço o mesmo por ti...
O blog não é uma seca, tem altos e baixos como o teu estado de espírito. Tal como eu que com a banititta em casa quase há 2 meses, fico sem vontade de escrever, a rapariga absorve toda a minha energia!

joaot disse...

epaaaa , que motivador enfermeiro miguel!! xD

Miguel disse...

Caro jaoot: neste momento este não é o sítio certo para encontrar a motivação para ser enfermeiro!!! Mas isto é o meu sentimento e deve ser encarado assim. De certeza que encontrarás enfermeiros supermotivados e de bem com a profissão. Eu conheço alguns (poucos...)
Mas volta sempre, OK?

Miguel disse...

Obrigado Banita! Talvez encontremos um casulo desses no google!

joaot disse...

sempre! :D eu gosto de ler bons blogs, relacionados com enfermagem entao ainda melhor xD


por acaso nao terá historias para contar sobre o enee??? =D

Miguel disse...

ó joaot, desculpa mas o que é o enee??
(devo estar desactualizado...)

Ana C. disse...

Miguel vim aqui ainda vesga da operação à miopía só para te dar duas estaladas virtuais. O que é isto? Tu és bom profissional, boa pessoa, tens uma família que te adora. Agora respira fundo e faz o que sabes fazer da melhor maneira que conseguires. Põe o máximo que conseguires de ti no que fazes. Assim poderás sair de cabeça para cima. Até lá retira toda a tua força das coisas boas que tens e que tenho a certeza que são muitas.
Agora já podes dizer: É fácil falar...
Força home!

joaot disse...

o encontro ??? :O o encontro nacional de estudantes de enfermagem !! :D

nao pode ser....

Miguel disse...

joaot, lamento mas nunca fui!! Nem a qualquer tipo de encontros de enfermagem... mas isso é assunto para dar um texto inteiro!!!

jaoot disse...

lool

eu tb axo k sim, mas como tambem este é o 1º ano k vou, ainda vou confirmar mto bem a situaçao xD